Rottweiler
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 60%
- Clima quente 40%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 60%
- Latido 40%
- Interação crianças 40%
- Higienização 20%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo e alerta.
- Requer exercício diário na forma de uma longa caminhada, corrida ou jogos energéticos.
- O Rottweiler gosta de clima frio e pode superaquecer facilmente em clima quente.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
Higiene
- A pelagem é curta, reta e densa.
- A pelagem precisa apenas de escovação ocasional, uma vez por semana, para remover os pelos mortos.
- A perda de pêlos é média.
Necessidades Nutricionais
- Tendem a ficar com bom peso.
- Os adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes, que diminui sua taxa de crescimento, mas não o tamanho final. Isto demonstrou diminuir a incidência ou gravidade da displasia da quadril em adultos.
História
Nos tempos antigos, os cães tropeiros romanos guardavam e conduziam o gado que acompanhava as tropas romanas em longas marchas. Alguns desses cães foram deixados para trás no sul da Alemanha, onde permaneceram valorizados como tropeiros. A cidade de Rottweil tornou-se um centro de comércio de gado, e os cães tropeiros desempenhavam um papel vital na condução do gado para a cidade, protegendo-o ao longo do caminho, guardando o dinheiro ganho com sua venda e até puxando carroças de suprimentos da cidade. Alguns cães viviam na cidade como ajudantes de açougueiro, um trabalho em que se destacavam especialmente. Eles ficaram conhecidos como Rottweiler metzgerhunds (cães de açougueiro). Em meados de 1800, a condução de gado foi proibida e as carroças de cães foram substituídas por carroças de burro e ferrovias, forçando o Rottweiler a quase o desemprego. Percebendo que a raça estava à beira da extinção, os criadores começaram a revivê-la em 1901. Pouco a pouco, o Rottweiler foi recuperando sua presença. No início da década de 1990, o Rottweiler tornou-se a segunda raça mais popular da América. Desde então, caiu drasticamente em popularidade. O Rottweiler tem sido alvo de legislação específica da raça em algumas comunidades.