Terra Nova
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 20%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 80%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 100%
- Latido 20%
- Interação crianças 80%
- Higienização 60%
- Adestramento 80%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo e bem-educado.
- Requer exercício diário na forma de uma caminhada moderada ou corrida curta.
- Gosta de clima frio, mas não se dá bem em clima quente.
- A natação é um exercício favorito.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
Higiene
- A pelagem consiste em um subpelo macio e denso e uma pelagem externa áspera, moderadamente longa e reta.
- A pelagem precisa apenas de escovação ocasional, uma ou duas vezes por semana, mais frequentemente quando muda.
- A perda de pêlos está acima da média.
- Esteja preparado para sua baba excessiva.
Necessidades Nutricionais
- Terras-novas tendem a ficar com um bom peso ou um pouco acima do peso.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes. Isso pode diminuir a incidência ou gravidade da displasia de quadril em adultos.
História
O Terra Nova foi desenvolvido na costa da Terra Nova, no leste do Canadá, na costa do Atlântico, em 1700. As origens da raça são desconhecidas, mas parecem remontar ao assentamento de 1662 da colônia Roougnoust. Diz-se que os colonos incluíram cães dos Grandes Pirenéus. Esses cães foram criados com retrievers ingleses pretos e possivelmente alguns cães do tipo husky. O resultado foi um cão que ama água resistente ao clima e às águas geladas. Usados para justamente estar dentro da água, para todos os fins, transportando redes e até salvando pessoas que caíam. Em terra, eles serviam como cães de tração e animais de carga. No final dos anos 1700, eles foram chamados de Terras Novas. Podem ser encontrados em preto sólido e em preto e branco; os últimos foram apelidados de Landseers em 1779, em homenagem ao artista proeminente que os pintou. Visitantes europeus levaram espécimes de volta para a Inglaterra, onde entraram no ringue de exposição. O AKC reconheceu a Terra Nova em 1886. A Segunda Guerra Mundial dizimou a raça na Inglaterra. Desta vez, os cães americanos tiveram que criar mais pets para o estoque europeu. Rapidamente recuperou os números. Continua a ser uma das raças gigantes mais populares.