Sem Raça Definida (SRD)
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 80%
- Clima quente 80%
- Perda de pelos 40%
- Cachorro de colo 40%
- Clima frio 40%
- Latido 80%
- Interação crianças 60%
- Higienização 40%
- Adestramento 80%
Exercícios Sugeridos
- Tendem a precisar de muito exercício.
- As necessidades de exercício dependem de quais raças estão por trás deles e quão grandes e atléticas são.
- Aqueles com raças esportivas ou terrier tendem a ser mais ativos.
- Aqueles provindos de raças de caça, guarda de rebanho ou raças gigantes tendem a ser menos ativos.
- Embora as necessidades de exercício físico de muitos cães pequenos possam ser atendidas com jogos de quintal, eles também precisam passear e explorar fora de casa.
- Cães pequenos, magros e de pelo curto tendem a se resfriar facilmente.
- Cães grandes, redondos, de pelagem grossa e focinho curto tendem a superaquecer facilmente.
Higiene
- Todos os cães devem ser escovados pelo menos uma vez por semana, com pelos longos exigindo escovação mais frequente.
- Cães com pelos que crescem continuamente tendem a não ter períodos de queda definidos. Como resultado, eles perdem menos pelo que outras raças, mas também geralmente exigem mais cuidados ou até mesmo tosquia.
- Cães com pelos longos ao redor dos olhos devem ser verificados regularmente quanto a irritações nos olhos.
- Cães com pelos longos ao redor do ânus devem ser verificados regularmente quanto a problemas de higiene.
Necessidades Nutricionais
- A maioria dos cães adora comer, e a obesidade é um dos problemas mais comuns observados entre raças mistas e puras.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Filhotes minúsculos que provavelmente serão do tamanho de cães tipo toy quando adultos devem ser alimentados com frequência para evitar hipoglicemia, uma condição séria à qual filhotes muito pequenos são propensos. Refeições ricas em proteínas, gorduras e carboidratos complexos também podem ajudar a prevenir essa condição.
- Filhotes que provavelmente serão grandes ou gigantes quando adultos devem ser alimentados com um alimento de crescimento de raça grande, o que diminui sua taxa de crescimento, mas não o tamanho final. Isso pode diminuir a incidência ou gravidade da displasia da anca em adultos.
História
Os cães sem raça definida, ou comumente chamados de “vira-latas”, não tem necessariamente um histórico de raças antecessoras, podendo ser uma mescla de duas ou mais raças em sua linhagem, os É muito difícil de se traçar uma característica comum a todos os cãezinhos de raças mistas, ou sem raça definida, justamente por sua natureza distinta. Porém, é possível identificar quatro tipos de linhagem: mestiços (uma ou duas raças), híbridos (com duas raças conhecidas), funcionais (para um propósito específico) e vira-latas de fato, que resultam no cruzamento de raças totalmente misturadas e sem conhecimento identificado. Sobre seu temperamento, são muito conhecidos por sua natureza doce, esperteza e, principalmente, muito companheiro. No Brasil, o cãozinho mais comum e conhecido desta linhagem é o tão amado e famoso “Caramelo”, justamente chamado assim por sua cor chocolate e tamanho mediano.