Home / CÃES E GATOS / Lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais

Montamos uma lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais. Tenha essas informações sempre por perto para saber identificar os sintomas e levar o seu pet ao especialista, caso seja necessário.

– Diabetes Mellitus: excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso; perda de peso e aumento da taxa de açúcar no sangue (comum em cães de pequeno e médio porte, gatos mais velhos e obesos, nos cães de grande porte é mais comum em Labrador e Rotweiller).

– Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: excessiva ingestão de água e de comida; urina em excesso; ganho de peso; dilatação ou distensão do abdômen; pelos ralos e finos, devido à produção excessiva de hormônio cortisol (muito comum em raças pequenas e médias, como Poodle, Yorkshire, Maltes, Teckel, Schnauzer etc).

– Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: diarreia; perda de peso; moleza; tremores; pouca ou nenhuma ingestão de água.

– Hipertireoidismo felino: magreza excessiva; temperamento bravo, ativo e/ou irritado; excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso (acomete mais gatos idosos).

– Hipotireoidismo canino: em cães mais velhos (principalmente as raças Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Pinscher), sonolência; ganho de peso; seborreia; problemas de pele e de ouvido.

– Alopecia X: ausência de pelos, parecendo careca na parte do tronco do corpo (principalmente Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão).

– Obesidade: ganho de peso; fome excessiva, sem outros sinais clínicos (todas as raças).

– Diabetes insipidus: excessiva ingestão de água e urina em excesso (acontece de forma repentina, devido à falta de hormônio que concentra a urina, doença endócrina mais rara).

Caso seu melhor amigo tenha algum desses sintomas, marque uma consulta com um endocrinologista veterinário em uma das nossas unidades.

Artigos Relacionados
Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Você sabia que a saúde oral do seu pet pode impactar diretamente os rins? Pode parecer surpreendente, mas problemas como o acúmulo de tártaro e a inflamação das gengivas vão muito além do mau hálito.  Quando não tratados, eles podem liberar bactérias na corrente...

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Mais Categorias