Hoje, 26 de março, é o dia mundial da conscientização da Epilepsia!
É uma doença neurológica que se manifesta através da convulsão. Esta é muito comum em cães e gatos sendo a principal causa de doença neurológica em animais entre 1-5 anos.
Em cães, a epilepsia idiopática (sem causa definida) ainda é mais comum. Já nos gatos, as convulsões infecciosas ou traumáticas são mais recorrentes. Outras doenças podem ser responsáveis por quadros convulsivos como as doenças endócrinas, renais, hepáticas e as virais, como a Cinomose em cães ou a PIF (peritonite infecciosa felina) em gatos.
A convulsão pode ser de várias formas (focal ou generalizada), com duração variada e quando não tratadas adequadamente, reduzem a qualidade de vida do paciente e evoluem ao óbito rapidamente. A orientação é manter a calma em caso de convulsão! Nessa hora, não devemos dar nenhuma medicação ou alimento durante ou logo após a crise, devemos mantê-los em um lugar seguro, cuidando para que não se machuquem e buscar auxílio veterinário o mais rápido possível!
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?
Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...