A Gripe dos cães conhecida também como Tosse dos Canis é uma doença que afeta o sistema respiratório de cães e tem a característica de ser bastante contagiosa com aparecimentos rápido dos principais sintomas que são a tosse seca e persistente como se tivessem engasgados e o corrimento nasal que pode persistir por 5 a 10 dias.
A maioria dos cães saem desse período sem sequelas ou complicações, mas o desconforto e a intensidade da tosse podem causar perda do apetite, vômitos frequentes e muito cansaço ao animal que não consegue dormir direito devido a tosse persistente.
Adultos e filhotes, sadios ou não correm risco de contrair a doença principalmente quando em contato com outros cães que porventura entejam contaminados.
Locais de maior aglomeração como hoteizinhos, creches, praças e parques além de pet shops e hospitais veterinários podem ser os principais locais de disseminação da doença.
Dentre as diversas estratégias utilizadas no controle de doenças infecciosas, como a gripe canina, a vacinação é seguramente o método mais eficiente e efetivo.
Para garantir uma proteção ainda mais consistente, as vacinas intranasais representam melhor opção do que as injetáveis.
Quando o paciente é vacinado com a vacina intranasal (gotinhas dentro da narina) ocorre a indução no local de anticorpos (IgA) produzindo uma resposta imunológico superior à da vacina injetável em menos de 3 a 4 dias, diferentemente da vacina injetável que precisa de duas doses com intervalo de 30 dias para garantir a mesma imunização.
Apesar de parecer desconfortável a vacinação é indolor e segura. Somente recomendamos muito cuidado e as vezes restrição, para animais de porte muito pequeno ou com abertura muito estreita de narina pois nesses pacientes a reação inflamatória local esperada da vacinação, pode causar muito desconforto e dificuldade respiratória, como se tivesse com o nariz entupido, nos primeiros 4 dias.
Procure o seu médico veterinário e peça maiores informações sobre a doença e as opções vacinais mais indicadas.