Home / GATOS / Cuidados com seu filhote / Como é a gestação em cadelas?

A gestação é o período em que o feto se desenvolve no útero materno e dura em torno de 9 semanas (62 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 66 dias.

O diagnóstico da gestação pode ser realizado pelo veterinário 4 a 5 semanas após o acasalamento através da palpação do abdômen no exame clinico feito por um veterinário ou por um exame de ultrassonografia. O exame de Rx deve ser feito somente após os 56 dias da possível gestação, e nos dá a ideia correta de número de filhotes que devem nascer.

Durante as primeiras 5 semanas de gestação não observamos mudanças físicas ou comportamentais importantes na futura mamãe. Ela pode ficar mais sonolenta e mais quieta.

Após essa primeira fase podemos observar aumento do peso principalmente em raças de grandes ninhadas como Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriver e Rottweiler. Nas raças pequenas, de gestações menores como o Maltes, Yorkshire e Poodle, a fêmea apresentará ganho de peso somente na fase final.

Já as mamas  começam a aumentar de volume a partir do 35ºdia de gestação e a presença de leite ocorrerá somente nos 2 dias que antecedem ao parto.

A mudança de comportamento ocorre principalmente nas últimas semanas, pois com o aumento do tamanho do útero ela pode se sentir desconfortável para dormir, comer ou mesmo beber água, pois o útero aumentado tende a  comprimir estomago e diafragma. Nessa fase é comum ela ficar mais ofegante (principalmente nos dias mais quentes), beber água e comer comida em volumes menores, várias vezes ao dia, visto que a sua necessidade calórica e de ingestão de liquido aumentam também nesse período.

Assim, a oferta de alimento deve ser maior, mas mais fracionada (4 a 5 refeições por dia). Boa alimentação é essencial para a saúde e desenvolvimento da mãe e dos filhotes.

A partir da 6ª semana de gestação devemos introduzir uma ração de filhotes (mais rica em cálcio e proteínas) gradativamente. Nesse período a necessidade nutricional praticamente dobra e o volume de ração deve ser aumentado dia após dia. Água fresca e abundante deve ser deixada sempre à disposição.

Nos últimos dias de gestação ela deve começar a procurar um local seguro e protegido para fazer o seu ninho. Pode ser dentro de um quarto ou outro local que não tenha barulho e seja muito tranquilo (lavanderia, banheiro). Nesse período ela tende a ficar mais carente e algumas vezes mais agressiva com estranhos e outros animais da casa. Assim é interessante que você a ajude a escolher um local seguro para fazer o seu ninho e parir.

A atividade física deve ser deixada a vontade da fêmea, não forçando a atividades físicas intensas ou em horários muito quentes do dia. Normalmente a fêmea limita a sua atividade física por conta própria.

É muito importante a consulta com o médico veterinário para realização de exames e acompanhamento da gestão em cadelas. O Pet Care é um hospital veterinário 24h e está apto a atender desde consultas de rotinas até emergências.

Artigos Relacionados
ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias