Ao se tornar um tutor temos que saber que a posse responsável vai muito além da visita aos veterinários e de cuidar do bem estar do pet. Diz respeito a convivência em sociedade.
Mesmo que não seja proibido deixar o animal solto há sempre risco de um acidente: desde uma briga entre animais, o cachorro pode morder alguém na rua ou até ser atropelamento. Os animais possuem instintos e algo pode fugir do controle de uma hora para outra, mesmo que ele esteja acostumado com outros animais e pessoas. O pet pode, por exemplo, se assustar com algo, pode sair correndo na rua para pegar algum objeto etc. E usar coleira é uma forma de manter o seu cãozinho seguro.
Cada dono é responsável por conduzir seu cachorro durante o passeio, nessa hora é que o bom senso de cada um deve entrar em ação. Mantendo assim, as demais pessoas e seu próprio animal em segurança.
Procure sempre manter seu animal na coleira, mesmo que for um cão de porte pequeno. Isso garante a integridade do seu mascote, de outros animais e pessoas que estão ao seu redor.
Nas unidades Pet Care temos avisos nas salas de espera solicitando ao tutor para manter seu animal na caixa de transporte ou coleira. Em hospitais veterinários e clínicas essa atitude se faz necessária, pois existem muitos animais diferentes no mesmo ambiente, assim evitamos acidentes.