Adotar um cão ou gato é “quase” como ter um filho. Ele é um companheiro absolutamente fiel. Tão fiel que vem a aceitar broncas não devidas; maus humores dos donos, e maus tratos “de amor”, de inocentes crianças! Ele fica contente em poder ficar com quem o ama. Se o dono fica doente e triste, ele sente e compartilha. Há cães que amam tanto seu dono, que quando o dono morre, eles se “condenam” a morrer; não comem, entristecem e morrem também.
Cadelas se tornam excelentes “babás” para filhos, cuidam e protegem contra tudo e contra todos.
E o tutor? Definitivamente deve querer amar seu cão! Dar carinho, compreensão, cuidados e amor. O cão quer ficar o tempo mais longo possível com seu dono. Ele poderá amar muitos, mas o dono é o dono, e quando este está, ele quer ficar por perto.
Quando pequeno o cão é exatamente como uma criança: faz tudo errado sem perceber. Ele rói moveis, faz xixi nos tapetes, come flores, cava buracos e rouba comida. Falando com ele em tom grave e sério, ele abaixa as orelhas, coloca o rabo entre as pernas e entende…. Mas se você se abaixar, ele te lambe com muito amor.
Então o dono precisa entender que ele tem um cão! Um ser vivo, o qual ama, mas quer amor. Adora ser cuidado; adora receber carícias, as quais devolve com lambidas.
Quem ama mais, cuida melhor! E por isso, é necessário cuidar do seu melhor amigo.
Cuidados
A responsabilidade do dono, por tudo isso, é amar. Isso quer dizer querer seu bem estar. É preciso fazer rigorosamente todos os tratamentos nas datas definidas.
Anuais
Vacinação: vacinas anuais
Mensais
Proteção contra carrapatos e pulgas; proteção contra vermes, etc.
Semanais/Diárias
Cuidar diariamente e semanalmente do seu trato, da ração, da higiene dos pelos e dentes.
Comportamentais
É preciso prestar atenção em seu comportamento: rabo abaixado, cabeça abaixada, falta de apetite, nariz seco.
Exercícios
Precisa garantir seu exercício, sua diversão.
Saúde
Finalmente, garantir as visitas ao Veterinário.
E isto tudo deve ser um prazer; e com amor; e amor quer dizer dar!
Quando doente, não importa a hora, é preciso cuidar dele: ele precisa de remédios e, em caso de urgência, de ser levado para um pronto-socorro veterinário.
É preciso querer ter um cão, Pequeno ou grande, magro ou gordo, pelo comprido ou curto, ou peludo e embaraçado, ele será ÚNICO!
Adotar um cãozinho é um ato de amor. Mantenha a saúde de seu melhor amigo sempre em dia visite o médico veterinário.