Home / CÃES E GATOS / Microchip em cães e gatos, para que serve?

Colocar um microchip é rápido, indolor e não oferece risco algum ao animal. O Microchip é um minúsculo dispositivo eletrônico que armazena um código numérico único. Não se trata de um rastreador ou GPS, mas sim um “RG” do seu animal, com o qual ele possa ser identificado em diferentes situações.

Os microchips são revestidos por um polímero biocompatível, portanto não quebram, oferecendo muito mais segurança ao animal. A aplicação é indolor, rápida e segura. O animal não precisa ser contido ou sedado. Por regra, é estabelecida a aplicação na nuca do animal sob a pele. Apesar do tamanho da agulha ser grande, normalmente os animais não reclamam e nem existe sangramento no local da aplicação.

A identificação é feita em poucos segundos com o uso de uma leitora universal. As principais indicações de uso do microchip são:

– Método de identificação rápido e seguro dos animais no atendimento das clínicas veterinárias que usam microchips e leitoras. Nesse caos o animal ao chegar à clínica pode ser identificado e com isso acessar todos os seus dados cadastrados nessa clínica.

– Identificação de animais perdidos, desaparecidos ou roubados, se eles tiverem o microchip e se esse microchip for cadastrado nos bancos de dados.

– Obrigatório para viagens para a Comunidade Europeia e Japão, Taiwan, e outros países.

– Identificação de ninhadas e comprovação de parentesco (para emissão do documento de pedigree). Esse caso o criador já implanta o microchip antes de vender os animais, funcionado como um comprovante de identidade.

– Rápido acesso a bancos de dados do animal e do proprietário quando cadastrados no banco de dados.

Como é feita a aplicação do microchip?

A aplicação do microchip é indolor, rápida e segura. O animal não precisa ser contido ou sedado. Apesar do tamanho da agulha ser grande, normalmente os animais não reclamam e nem existe sangramento no local da aplicação. Por regras é estabelecido a aplicação na nuca do animal sob a pele. A identificação é feita em segundos com o uso de uma leitora universal.

Hospital Veterinário Pet Care realiza aplicação do Microchip e possui o leitor universal que obedecem rigorosamente aos padrões internacionais ISO 11784/11785. Todo microchip tem um banco de dados próprio e existe também banco de dados mundial para cadastramentos de animais identificados eletronicamente. Nele é possível cadastrar, procurar animais perdidos e localizar os donos de animais encontrados. O cadastramento é simples e seguro e deve ser realizado pelo tutor ou responsável pelo animal. Nesse caso cobra-se uma anuidade para a abertura de cadastro e manutenção dos dados.

Oliver o bulldog indo se mudar para Itália. Muitos meses antes se faz necessário o inicio do processo. O Antonio tutor já providenciando o microchip que deve ser aplicado e faz parte do processo a Dra Camila

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias