Bicheira em cães e gatos é um problema sério que acontece quando um animal tem uma ferida na pele exposta e sem tratamento adequado.
As moscas varejeiras são atraídas pelas feridas que estão com pus ou sangue. Elas depositam os ovos e as larvas se alimentam das secreções e dos tecidos da região.
Em 24 horas os ovos eclodem e liberam milhares de larvas que se alimentam do tecido (carne) do animal prejudicando muito sua saúde.
Doenças como: otite, verrugas ou remelas nos olhos, tumores de pele, inflamações da glândula ad anal, pelo encravado que inflama ou infecciona, doenças periodontais não tratadas podem ser atrativos para as moscas e se transformar em bicheira. O animal com bicheira exala um forte cheio ruim e é necessário procurar um veterinário com urgência.
Tratamento
O veterinário precisar remover as larvas, fazer os curativos e indicar antibióticos para a cura total da infecção. O animal pode precisar retornar várias vezes ao veterinário para retiradas das lavras, pois nem sempre é possível removê-las em apenas uma consulta. Existe um comprimido oral que ajuda no tratamento e deve ser utilizado em conjunto com os antibióticos. Os curativos precisam ser trocados diariamente e é preciso mantê-los fechados para evitar nova contaminação. O animal deve ficar dentro de casa para evitar o contato com a mosca durante o tratamento.
Atenção:
Nunca utilize creolina para tratar a bicheira, isso ocasiona intoxicação, queimadura química e pode até matar o animal. Jamais utilize produtos para bicheira na região dos olhos ou boca.