Olhos vermelhos são frequentemente observados em várias alterações oculares de cães e gatos. Para cada uma delas há um diferente tratamento, e por isso é fundamental que se faça um diagnóstico rápido e preciso. Além disso, é importante lembrar que algumas doenças oculares podem ocorrer como primeiro sinal de uma enfermidade importante, que pode comprometer outros aspectos da saúde do pet, o que aumenta a relevância do diagnóstico preciso nesta situação.
Algumas das afecções que podem causar olhos vermelhos são consideradas urgências oftalmológicas por colocarem em risco a visão do paciente, além de causarem dor e desconforto. Entre elas estão o glaucoma (aumento da pressão do olho), e as úlceras de córnea (lesões na camada mais superficial do olho), casos que requerem atenção médica imediata. Outras doenças podem ser crônicas e ter um desenvolvimento mais lento como olho seco, mas também requerem tratamento e orientação do profissional especializado o quanto antes. Diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de garantir o melhor resultado no tratamento.
Há ainda casos em que os olhos vermelhos são um sinal de doenças sistêmicas como o que acontece em algumas conjuntivites e uveítes (inflamação da parte interna do olho). Em cães podem ser um sintoma de cinomose, linfoma, doença do carrapato, diabetes, entre outras. Nos gatos podem ser associado à Herpes vírus felino, vírus da FIV, FeLV, PIF , fungos e neoplasias.
Assim, o olho vermelho é uma alteração frequente, facilmente percebido pelos tutores pode indicar várias doenças importantes nos cães e gatos. Portanto, se o seu pet apresentar um ou ambos os olhos vermelhos, leve-o imediatamente para ser avaliado por um médico veterinário capacitado. Doenças oculares podem evoluir rapidamente, nunca tente tratamentos sem indicação do veterinário.
O Pet Care é um Centro Veterinário 24 horas que tem toda estrutura hospitalar e de exames diagnósticos no mesmo lugar. A equipe de Oftalmologia está sempre pronta para oferecer o melhor cuidado para os olhos do seu pet.
Agende uma consulta com nossos médicos veterinários oftalmologistas!