Durante a gestação da cadela não é comum o aparecimento de nenhum tipo de corrimento vaginal. Somente no final da gestação, e já próximo ao parto, podemos observar um corrimento vaginal gelatinoso como clara de ovo.
A presença de corrimento vaginal escuro (marrom) ou mesmo corrimento avermelhado (com sangue) pode ser sinal de uma vaginite que é uma infecção da vagina não relacionada ao útero, ou mesmo de uma alteração importante dentro do útero envolvendo os fetos (filhotes). Nesse caso, recomendamos procurar um médico veterinário para avaliar a cadela e identificar a origem desse corrimento marrom, se o estiver vindo do útero, então a cadela pode estar com infecção uterina, ter os filhotes mortos ou estar abortando. Isso é um alerta e não é bom!!!
Normalmente quando algo assim está acontecendo, a cadela já mostra outros sinais de alterações clínicas:
- Fica prostrado (parece estar doente, quietinho);
- Come menos ou não come;
- Perde peso;
- Apresenta vômitos e diarreia;
- O pelo fica feio e sem brilho;
- Cheiro forte nessa secreção (pode até atrair moscar varejeiras);
Por isso se sua cachorra apresentar qualquer corrimento ou alteração de comportamento, procure um Médico Veterinário o mais rápido possível. O Pet Care é um Centro Veterinário completo que conta com clínicos, especialistas, exames, internação e UTI 24 horas por dias 7 dias por semana. Saiba mais!