O seu cãozinho fica com manchas ao redor dos olhos? Já ouviu falar em lágrima ácida?
Ao contrário do que o nome pode sugerir, a “lágrima ácida”, como são conhecidas as manchas escuras ao redor dos olhos dos nossos pets, não tem origem no pH ácido da lágrima. Essas manchas de tons marrons por vezes avermelhados, são causados pela produção aumentada ou drenagem inadequada da lágrima nos cães. Essa condição pode ocorrer com várias raças, mas as mais comuns são:
- Poodle
- Maltês
- Bichon Frisé
- Chihuahua
E cães de focinho curto no geral e mais facilmente observada em cães de pelagem clara.
A lágrima é componente importante na manutenção da saúde dos olhos e normalmente deve haver um equilíbrio entre a sua produção e drenagem. Quando isso não ocorre adequadamente podemos ter além das indesejáveis manchas, irritação dos olhos, mau odor, problemas dermatológicos e infecções secundárias.
Entre as causas da epífora – lacrimejamento contínuo – nos cães, estão alterações anatômicas do sistema de drenagem da lágrima, obstrução do ducto lacrimal, alérgenos, irritação, cílios ou pelos que nascem em local ou direção errados, mal formações palpebrais como entrópio ou ectrópio ( pálpebras invertidas ou evertidas) e protrusão da glândula da terceira pálpebra. Essas condições devem ser corretamente identificadas e tratadas por médico veterinário especialista.
O tratamento de lágrima ácida varia de acordo com sua causa, mas pode incluir:
- Procedimentos cirúrgicos,;
- Uso de antibióticos;
- Mudança de dieta;
- Produtos de uso tópico;
No entanto, alguns casos são de difícil controle e podem ter recidivas frequentes, por isso, o médico veterinário é tão importante nesse processo.