Seu cachorro está com frio ou com dor?

Compartilhe

Seu cachorro está com frio ou com dor? 28 de agosto de 2014

cuidados

Nas épocas de madrugadas frias, a maioria dos cães tira “de letra” as noites com baixas temperaturas e dorme muito bem, mas os animais mais velhinhos podem sofrer mais com isso.

Se já não bastasse a perda de massa muscular e a camada de gordura natural do envelhecimento que faz com que sintam mais frio, os velhinhos também podem sofrer de dores nas juntas (articulações) devido ao processo de artrose decorrente do envelhecimento.

Assim, os cães acima de 7 anos de idade de todas as raças, devem ser observados de perto. Uma casinha e uma caminha que os proteja do vento e da chuva para os cães de quintal e uma caminha e cobertor para aqueles que vivem dentro de casa e/ou apartamento devem estar sempre disponíveis.

É natural que com esse “tempo mais frio” todos eles durmam mais, mas muitas vezes essa aparente preguiça pode ser sinal de dor articular, pois o fato de ficar muito tempo dormindo com posição encolhida (além da presença de artrose) aumenta consideravelmente as dores musculares e articulares e o cão deixa de fazer atividades normais porque tem dor, mesmo que discreta.

Assim, as dores em coluna, dor em joelho, em coxas e cotovelo podem ser muito comuns e, em alguns casos, comprometem a qualidade de vida dos nossos cães. Quanto mais velho for, maior a possibilidade de dor e desconforto e em casos mais graves até de impossibilidade de andar e subir degraus.

Pastor Alemão, Dogue Alemão e outras raças de médio e grande porte que geralmente vivem em quintais sofrem muito nessa época do ano. Lembrando que eles envelhecem mais rápido e que alguns, com 5 anos de idade, já tem artrose e possivelmente dor.

Cães pequenos, como Poodle, Maltês, Yorkshire entre outros, normalmente tem dores articulares depois dos 10 anos de idade, mas todos devem ser observados de perto. Pinscher, Whippet, Dachshund, Fox Paulistinha e outros de pelo curto, geralmente sentem mais frio e gostam de roupinhas.

Em todo caso, não se esqueça de deixar sempre uma opção de um lugar quentinho para o seu cão ou gato dormir e para aqueles que sentem mais frio, uma roupinha quentinha pode ajudar a dormir melhor e acordar mais disposto no dia seguinte.

Assim preste muita atenção ao seu cão velhinho e desconfie se ele fica muito mais tempo dormindo e encolhido na caminha. Coloque-o para andar e verifique se tem dificuldade, arrastando os pés ou se está mancando. Se tiver, pode estar com dor.

O simples fato de se recusar a fazer atividades normais como subir escadas, saltar no sofá ou mesmo caminhar, pode ser sinal de dor e não somente preguiça. Nesse caso entre em contato com o seu Médico Veterinário, pois com um exame clínico e, às vezes um exame de raio-x, podemos definir a causa e então medicá-lo.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia