Home / CÃES / Doenças e Casos Clínicos Cães / Seu animal está com catarata? Saiba o que fazer

O desenvolvimento de catarata nos cães e gatos é uma das principais causas de perda da visão. A catarata é resultante de alterações nas lentes dos olhos, que devem ser cristalinas (transparentes) e aos poucos vão ficando com coloração mais azulada ou branca (opacificação da lente).

Ela pode aparecer em animais de qualquer idade por vários motivos, tais como:

• Problemas congênitos (o animal nasce com a catarata)

• Problemas hereditários

• Problemas traumáticos

• Doença pós-inflamatória

• Doenças metabólicas (diabetes, por exemplo)

• Problemas nutricionais

• Idade

No cão, as principais raças predispostas ao desenvolvimento de catarata hereditária são: Poodle, Cocker Spaniel Americano e Inglês, Schnauzer miniatura, Golden e Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound.

catarata em gatos ocorre com menos frequência e está relacionada principalmente com o envelhecimento, inflamações intra-oculares ou diabetes.

Além da perda da visão, a catarata por causar uma inflamação crônica intraocular, glaucoma secundário (aumento da pressão do olho) e desconforto. A perda da visão depende da fase em que a catarata se encontra. Quanto mais a lente está opacificada, menos o animal enxerga. Isso pode ser avaliado no exame oftálmico feito pelo médico veterinário.

Entretanto, existe outra doença que pode levar a opacificação da lente: a esclerose nuclear. Ela aparece com a idade avançada do animal, geralmente a partir dos 8 anos, e pode fazer com que o olho fique mais opaco, mas não é catarata.

A esclerose não causa perda da visão, mas pode causar uma turvação da lente. Porém, somente o médico veterinário oftalmologista pode dar esse diagnóstico. Para diferenciar as duas doenças são necessários exames oftálmicos específicos, além de exame clínico e de sangue do animal para descartar doenças concomitantes.

Dependendo da sua fase, a catarata pode ter tratamento cirúrgico e seu animal pode voltar a enxergar. Já a esclerose é uma degeneração decorrente da idade e não tem tratamento, mas seu animal deve ser acompanhado regularmente.

Se seu animal começou a ficar com os olhos mais opacificados ou está com perda da visão, leve-o rapidamente ao veterinário para uma avaliação oftálmica.

Artigos Relacionados
Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Levar o gato ao veterinário pode ser uma missão desafiadora. Muitos felinos ficam ansiosos, desconfortáveis e até resistem ao transporte, tornando o momento estressante para eles e para você. Mas sabia que existem formas de tornar essa experiência muito mais...

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter percebido: eles não são exatamente fãs de hidratação. Fazer o gato beber água com mais frequência é um dos grandes desafios dos tutores, já que, como você já sabe, isso é algo fundamental para manter a qualidade de vida do...

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

As vacinas para gatos são mais do que uma rotina de cuidados: elas criam a barreira entre o seu amigo e uma série de doenças. Se você já se pegou apreciando o seu gato explorando cada cantinho da casa com curiosidade, ou se aconchegando no sofá como se não houvesse...

Mais Categorias