Terapia Comportamental Cães e Gatos

luiza - Terapia Comportamental Cães e Gatos

Terapia comportamental para cães e gatos

Para trabalhar qualquer comportamento, é necessário entender a motivação dele. Por isso, todo atendimento deve iniciar com uma consulta comportamental para cães e gatos. Com duração de duas horas, irei avaliar o animal e a sua interação com a família, seja a consulta presencial ou on-line. Após a consulta, é importante fazer acompanhamentos para observar a evolução do tratamento.

Para filhotes tanto caninos como felinos, ainda em fase de vacinação é indicado passar pelo atendimento online. Será uma aula e tira-dúvidas sobre os temas mais recorrentes para os tutores de bebês.

Após a vacinação, os filhotes são convidados a participar da Puppy
Class
. Um ambiente preparado para receber os cães, gatos e seus tutores, para socializar e a aprender como se comunicar com outros animais e seus tutores.

Para os tutores de cães e gatos, que buscam mais conhecimento para oferecer maior qualidade de vida e alegria para seus peludos, o indicado é o curso prático e teórico. Durante dois domingos iremos mergulhar no comportamento dos cachorros, desde o seu processo de domesticação, até a prevenção de problemas na terceira idade.

Consulta Comportamental presencial

Cães e gatos, independentemente da idade, podem apresentar questões comportamentais. O primeiro sinal de que algo não está bem é a observação do tutor. Lambedura de patas, vocalização exagerada, agressividade, xixi e cocô fora do lugar certo, arranhadura em local inapropriado, agitação, choros, medo e destruição são alguns dos sintomas informados pelos tutores. O que muitos não sabem é a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do animal, através de um tratamento comportamental.

Ensinar a sentar, deitar e dar a pata não é tudo, mas pode fazer parte do tratamento. Primeiro, é necessário marcar uma consulta comportamental para podermos entender a motivação do comportamento a ser trabalhado. A consulta dura duas horas e os tutores deverão permanecer o tempo todo com o animal. Serão feitos testes para avaliar quais brinquedos o animal se atrai, qual o nível de frustração, como ele interage e explora a sala.

Ao final da consulta, serão passados os exercícios e treinamentos a serem executados pelos tutores em casa. O acompanhamento poderá ser feito a cada 7, 15 ou 30 dias, a depender da evolução do quadro.

Consulta Comportamental online

A consulta comportamental online para cães e gatos tem duração de duas horas, todos que moram com o animal devem estar conectados. Esse tipo de consulta é indicado para famílias/animais que não conseguem comparecer a uma das unidades do Pet Care ou para animais extremamente agressivos ou medrosos.

Durante a consulta, serão feitas diversas perguntas aos tutores, para entender o quadro do animal, bem como a rotina e a reação dos humanos aos comportamentos a serem trabalhados.

Após compreensão do caso, serão passados exercícios e alterações ambientais (no local onde o animal reside) a serem executadas pelos tutores. Independentemente do quão difícil parecer o caso, sempre é possível melhorar a qualidade de vida e relação do animal com seus tutores.

Os acompanhamentos serão feitos a cada 7, 15 ou 30 dias, a depender da evolução do quadro do animal. Nos acompanhamentos, irei ensinar como devem ser feitas as interações e observar como o animal estará lidando com as novidades ambientais.

Assessoria online para filhotes

O melhor remédio é a prevenção. A assessoria online para cães e gatos irá ajudar o tutor a compreender os comportamentos que o filhote já apresenta, como brincar de morder, xixi e cocô no lugar errado e roubar objetos. Mas, acima de tudo, irá ensinar como é o processo de aprendizagem do filhote, para que ele não venha a ter problemas futuros, como medo, agressividade, ansiedade ou mesmo destruição.

É até o quarto mês de vida que o filhote deve conhecer o maior número de objetos, sons e estímulos que terá de lidar para o resto da vida. Apresentar coisas, como visitas, sons de fogos ou aspirador, nessa fase, irá diminuir, e muito, a possibilidade de traumas ou fobias.

O processo de aprendizado feito adequadamente, irá agilizar o acerto e melhorará a comunicação entre humanos e animais.

Puppy Class

Assim como humanos, a fase de maior aprendizado é quando o animal é filhote. Como os cães são animais sociais, devem aprender a conviver com outros cães, bem como se comunicar entre eles. É isso que vai garantir que o animal consiga conviver e brincar com todo tipo e porte de animal para o resto de sua vida. Por isso, a puppy class facilita a interação de filhotes, de forma segura, para que todos possam interagir, brincar a aprender com os melhores professores: os cães! Tudo isso com exercícios específicos e focados para cada grupo de filhotes.

Curso para tutores

Muitas pessoas estão deixando de ter filhos, para ter cães. A dedicação a esses animais é cada vez maior. Ter informações sobre como enxergam o mundo, como se comunicam, como aprendem e como oferecer o melhor ambiente para o cachorro é fundamental para o bem-estar.

Quanto maior o conhecimento do tutor, maior a chance de o cão ser mais feliz e comportado. São dois domingos de muito conteúdo teórico e prática.

Realizado em dois domingos:

 

Primeiro domingo, das 9h às 18h, será o dia de teoria sobre evolução, comunicação, atividades, necessidades básicas e condicionamento de cães. O tutor entenderá como os cães se comunicam através da audição, olfato, visão, tato, paladar, urina e feromônios.

Além de como estimular todos eles, através de brinquedos e brincadeiras.

 

Serão mostrados os benefícios da utilização das técnicas positivas e porque as broncas não funcionam. O tutor aprenderá qual a rotina ideal para seu cachorro, como prevenir comportamentos inadequados e corrigir os já existentes. Também será abordado como preparar a casa para que o cachorro fique bem quando sozinho.

Segundo domingo, das 9h às 12:30h, teremos a parte prática com brinquedos e enriquecimento ambiental. É neste dia que o cachorro está convidado a participar com o tutor. Serão apresentados exemplos práticos de cada tipo de enriquecimento ambiental, cada cão será trabalhado individualmente para que as atividades sejam direcionadas conforme o temperamento e nível de energia do cão, e a da sua rotina. Também serão disponibilizados materiais recicláveis para que cada tutor crie o seu próprio brinquedo. Finalizaremos as atividades com um momento de relaxamento, para o tutor e seu cão saírem bem zen.

 

Benefícios da terapia comportamental

  • Melhorar a comunicação entre humanos e animais
  • Compreensão dos comportamentos naturais
  • Diminuição do estresse
  • Melhora do comportamento
  • Aumento de foco
  • Indicação de brinquedos específico para cada indivíduo
  • Aumento de interações saudáveis, que agradem animal e humano
  • Proporcionar momentos mais calmos ao animal
  • Aumento do foco

 

A terapia comportamental pode ser agenda em todas as unidades Pet Care.

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia