Qual é a melhor roupa para seu cão nesse inverno?

Compartilhe

Qual é a melhor roupa para seu cão nesse inverno? 14 de junho de 2011

Chegou o frio de verdade e muitos donos de cães e gatos se perguntam se precisam agasalhar seus animais, colocando roupas, colocando-os para dentro, comprando uma caminha nova e mais quentinha etc.

Na Europa, nos Estados Unidos e em diversos lugares onde chega a nevar, muitos cães passeiam normalmente sobre a neve, sem roupa ou acessórios para aquecê-los.

Na verdade, muitas raças de cães têm origem em países frios e já tem uma proteção natural de gordura subcutânea e pelagem (com pelo e sub pelo) que protegem naturalmente contra o frio. Exemplo: husky, samoyeda, pastor  alemão, spitz alemão (lulu da pomerania), vários terriers de pelo duro etc.

Nesses animais peludos não é preciso se preocupar muito com o frio, pois estão preparados para enfrentá-lo. Agora, aqueles mais velhos, com problemas articulares, como por exemplo artroses, no frio sentirão mais dor, então nada como colocá-los em algum lugar mais seco, mais quentinho e abrigado, além de colchonetes ou cobertores para deitarem em cima.

Animais que têm pelo longo e não tem sub pelo como poodles, yorkies e malteses, muitas vezes podem ser mais friorentos.

Precisa se avaliar muito bem as condições do ambiente, pois a maioria deles é de dentro de casa e suportariam bem estas temperaturas mais baixas. Nos animais que notamos que estão mais quietinhos e tremendo, enrolados em um cantinho, podemos colocar roupinhas, desde que escovarmos e pentearmos a pelagem destes 2 (duas) vezes ao dia, pois as roupas tendem a embaralhar muito o pelo, causando nós que serão difíceis e dolorosos de se retirar durante o banho e tosa. A roupinha mais indicada nestes animais seriam as capinhas (pois não pegam muito embaixo das axilas, que é onde forma muito nó).

Animais de pelo curto de todos os tamanhos (exemplo: dog alemão, dachshund, pinscher, boxer, doberman, fox paulistinha etc.), tendem a sentir mais frio que os outros. Nesses, as roupinhas tipo camisetas de soft, malhas de lã e capinhas são recomendadas, desde que o animal se sinta confortável com elas.

roupas-cachorroQ

Nunca deve se colocar uma roupa em um animal se ele não gosta. Como percebemos isso? Ele fica paralisado, não consegue se locomover ou começa a morder e tentar arrancá-la do corpo.

Gatos não tem problema com frio, sempre acham um abrigo quentinho. Eles odeiam roupas na sua maioria (é lógico que existe raríssimas exceções) e se machucam todo tentando tira-las quando algum dono resolve vesti-los.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia