Quando os cães param de crescer?

Compartilhe

Quando os cães param de crescer? 16 de abril de 2014

Conhecer as fases de crescimento dos cães é muito importante para nos fornecer conhecimento para os cuidados ideais e satisfazer as nossas expectativas em relação a eles.

Em comparação com os seres humanos, a velocidade de crescimento dos cães é muito mais rápida.

Apesar de ser considerado impreciso, acredita-se que em média um ano humano é igual a sete anos de cão, mas se isso fosse completamente verdadeiro o cão com um ano de idade não seria um cão adulto/adolescente e/ou maduro sexualmente.

Por isso, o primeiro ano do cão seria igual a 14 anos nosso em média, com pequenas variações dependendo da raça. Da mesma forma, a maturidade comportamental e de personalidade também apresenta variações na dependência da raça e de indivíduos.

Raças de cães de grande porte ou gigantes são mais lentos para amadurecer em relação a raças pequenas.

Um Dogue Alemão somente vai ganhar a plena maturidade com cerca de 2 anos de idade, enquanto um Yorkshire e a maioria dos Terries será totalmente maduro com um ano de vida.

Enquanto em raças pequenas o primeiro cio pode ocorrer em torno de 6 a 8 meses de idade em algumas raças gigantes pode vir bem mais tarde.

Apesar dessas diferenças dependendo da raça (tamanho) praticamente todas elas mantem o mesmo padrão de curva de crescimento.

Isso se aplica também a personalidade. Algumas raças mudam completamente de comportamento quando amadurecem ficando mais sérios e responsáveis, enquanto outras continuam bagunceiras e ativas como o Beagle, Labrador e Jack Russel, por toda a vida.

Para ter ideia de que tamanho vai ficar o seu filhote e se ele está crescendo adequadamente, temos que pesquisar antes as características de tamanho e peso da raça escolhida quando adultos e fazer o controle de peso e tamanho nas avaliações periódicas com o seu Médico Veterinário.

Escolher a raça “errada” que depois de adulto não caberá no seu apartamento ou que em questão de meses ficará tão grande que machucará uma criança ou mesmo uma pessoa idosa, derrubando-a, são uma das principais razões de abandono dos cães nas ruas ou abrigos.

Além do tamanho não podemos nos esquecer das características comportamentais que podem fazer com que se arrependa da escolha feita quando filhote somente por ser uma raça bonita ou “da moda”, mas cujo comportamento não se adequa a sua rotina ou ao espaço físico que você vive.

Conhecer o seu cão e suas características de crescimento e de desenvolvimento são fundamentais para que essa escolha se manifeste na mais pura forma de prazer e satisfação em ter um cão “perfeito” para você e sua família.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia