Especialista em Poodle

Compartilhe

Especialista em Poodle 23 de abril de 2013

Muitas pessoas procuram especialista em Poodle, o que não existe  em nenhum local do mundo,  mas como atendemos muitos cães desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas e características do Poodle.

Poodle é uma das raças mais comuns no Brasil e uma das que tem as maiores variações de tamanho e pelagens.

Inteligente, astuto, muito fiel ao dono e um grande companheiro para as crianças, essa raça pode passar uma falsa impressão de fragilidade e de “frescura”, mas quem o tem em casa sabe que de frágil ele não tem nada.

É considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren. O Poodle foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax.

Quando falamos ou pensamos no Poodle, pensamos na França e nos franceses (onde é chamado de Caniche) que por muito tempo reivindicaram a criação da raça, porém as referências mostram que sua origem é de fato a Alemanha (onde é chamado de Pudeln).

Fisicamente, o tamanho do poodle varia entre o gigante e o toy, tendo em seus exemplares maiores os mais bondosos, submissos e saudáveis.

As variantes menores – chamadas média ou miniatura e toy existem desde o ano de 1700, embora só tenham sido reconhecidas no século XX.

Estas variações menores foram criadas para gerar cães de companhia cuja longevidade atinge os quase quinze a dezoito anos, a maior média, entre todos os cães. Mais propenso a doenças que seu parente maior, podem sofrer com halitose, doenças periodontais, doenças de válvulas do coração, cegueira hereditária e catarata.

Em sua estrutura, o peso do poodle varia entre os 2,5 kg (toy)  e 32 (Gigante), e o tamanho de 25 cm a mais de 50cm. Sua pelagem apresenta variadas cores e pode ser encaracolada, cacheada ou ainda encordoada.

O Poodle Standard (médio) é considerado muito dócil e de fácil adestramento, sendo indicado para donos inexperientes. Já os menores devido a sua aguçada inteligência, mostram-se um pouco mais desafiadores.

Como vimos as diferenças não estão somente no tamanho variando desde o Poodle Gigante até ao Poodle anão. As diferenças podem ser ainda mais visíveis em relação ao comportamento e caráter, sendo que o Poodle gigante pode até ser considerado um bom cão de guarda.

O diferentes tamanhos são os seguintes:

TOY até 28 cm;

ANÃO – de 28 a 35 cm;

MÉDIO OU STANDARD – de 35 a 45 cm;

GIGANTE de 45 a 60 cm.

Essa grande variedade de tamanho pode fazer da compra de um filhote de Poodle uma verdadeira caixinha de surpresas. Normalmente, ele pode crescer mais do que o desejado e isso se deve a falta de informação dos criadores e de cruzamentos entre os diferentes tamanhos.

O ideal é observar o tamanho dos pais, pois eles tendem a manter a mesma média, mas nem sempre isso é garantia de que eles manterão esse tamanha, pois se houve algum cruzamento anterior com raças maiores uma surpresa pode acontecer.

Seja grande ou pequeno, o importante é ser querido e bem cuidado. O retorno será sempre de muita alegria em casa!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia