Outubro Rosa Pet Care

Compartilhe

Outubro Rosa Pet Care 30 de outubro de 2019

Texto da colunista Pet Doralice

Você sabia que o câncer de mama também atinge os peludinhos, não apenas os humanos?

Infelizmente, alguns tipos de câncer (como, por exemplo, o câncer de mama) são muito comuns em cachorrinhas e gatinhas (mais comuns até do que em mulheres) e merecem bastante atenção. Pensando nisso, eu me encontrei com o titio Rafael Parra Lessa, veterinário e diretor do Hospital Pet Care (unidade Morumbi), para bater um papo sobre saúde preventiva.

Nesse bate-papo, eu descobri muitas informações que me deixaram pensativa… Descobri que cachorrinhos machos também podem desenvolver a doença (ainda que seja mais raro) e precisam ser examinados com o mesmo cuidado.

Descobri que a única medida realmente eficaz de prevenir o câncer de mama é a castração precoce. O titio Rafael me explicou que, quando a cachorrinha é castrada antes do primeiro cio, o processo de desenvolvimento hormonal é bloqueado, e a chance de manifestar a doença é minúscula. Porém, é importante que cada caso seja avaliado direitinho, porque, muitas vezes, a castração entre o primeiro e o segundo cio beneficia muito mais a saúde geral da cachorrinha e continua reduzindo o risco de desenvolver tumores nas mamas.

Até o terceiro cio, a castração é uma medida preventiva muito importante. Porém, de acordo com o titio Rafa, até mesmo cachorrinhas castradas podem desenvolver tumores nas mamas (com menos frequência do que as não castradas, claro). Por isso, é importante fazer consultas veterinárias regulares.

A cada fase da nossa vidinha, temos necessidades únicas, e o nosso organismo reage diferentemente a certos estímulos. Portanto, os titios veterinários podem avaliar a nossa condição e indicar os exames mais adequados sempre. Nada de exames e consultas apenas depois dos 7 anos!

Eu aprendi que o sintoma mais comum da doença é o aparecimento de um nódulo na mama, um carocinho que pode ser pequeno como um grão de arroz. Nenhum carocinho (firme ou macio) deve ser ignorado, porque, assim como acontece com todas as doenças, quanto antes o problema for descoberto, maiores as chances de ser resolvido com menos sofrimento pro animalzinho e até menos gastos pros tutores. Nada de esperar um nódulo crescer!

Outro sintoma que pode se manifestar é a secreção na maminha afetada. Segundo o titio Rafael, essa secreção pode ser leitosa, purulenta ou até conter sangue.

Eu aprendi que a ideia de que toda cachorrinha deve ter pelo menos uma cria ao longo da vida para evitar a doença não passa de mito! Ter filhotinhos não evita o câncer de mama.

Eu descobri que nem todo tumor é maligno, mas mesmo tumores malignos podem ser tratados. O importante é que sejam diagnosticados bem cedo! E aí entram os tutores: os responsáveis pela nossa qualidade de vida! Nós, cachorrinhos e gatinhos, não falamos português, e nos expressamos de uma forma diferente da dos humanos. Não reclamamos de dor, não pedimos pra ir ao veterinário, não reclamamos da vida, mas desejamos viver com dignidade e conforto. Desejamos aproveitar cada instante da nossa existência com alegria e bem-estar!

Nosso corpinho fala por nós. Por isso, devemos ser examinados frequentemente. Até aquelas horinhas de relaxamento (quando nos viramos de barriga pra cima) são perfeitas para fazer o exame de palpação das mamas. Não custa nada e ajuda muito!

Depois desse bate-papo tão esclarecedor com o titio Rafael, meu único desejo é que todo tutor nunca deixe de oferecer os cuidados básicos que todo peludinho merece! A prevenção sempre será a melhor maneira de prolongar a nossa expectativa de vida e a qualidade dos nossos dias. Não negligencie a saúde do seu peludinho; ele jamais negligenciaria a sua se a situação fosse oposta.

 

*Doralice (@doralicepequines): colunista e embaixadora do Pet Care Morumbi.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia