O SEU CÃO ENJOA AO ANDAR DE CARRO? ELE NÃO É O ÚNICO!

Compartilhe

O SEU CÃO ENJOA AO ANDAR DE CARRO? ELE NÃO É O ÚNICO! 01 de abril de 2013

Para muito cães e gatos, principalmente filhotes, andar de carro pode ser um suplício, pois são mais suscetíveis a ficar enjoados. A boa notícia é que a maioria dos cães com o tempo acaba superando isso e não enjoam mais.

Esse enjoo é o resultado da estimulação do ouvido interno responsável pelo equilíbrio, assim como nas pessoas com labirintite, podendo fazer de um simples passeio de carro, um momento de muito desconforto.

O stress é outro fator importante para desencadear esses enjoos e vômitos, uma vez que muitos cães associam o andar de carro a ir a algum lugar inseguro ou que traga más lembranças como o veterinário, hotel, vacinas e separação da família ou da sua casa. Outras vezes, pode ter alguma associação com barulhos de motos, caminhões, principalmente se acontecer na infância causando algum trauma.

Mas, raramente, isso pode ocorrer por excitação com a perspectiva de uma viagem feliz para um parque ou sítio junto da família, podendo causar fadiga e ansiedade levando a ofegância e às vezes aos enjoos.

O sintoma mais óbvio do movimento induzido pelo carro é o vômito, quando você então percebe que o seu cão não esta bem. Antes disso ele pode ficar mais quieto, bocejando, salivando muito, ofegante ou mesmo ficar muito agitado com esse desconforto.

As chances de que o seu cão vá superar tudo isso é bastante grande e ele deve ir se acostumando com o movimento do carro conforme fica adulto e conforme usa mais o carro. Se for por trauma, às vezes precisa de treinamento e fazer com que os passeios sejam agradáveis.

Muitas vezes precisamos de ajuda veterinária e de adestramento para diminuir essa ansiedade, seja com adestramento ou mesmo uso de medicamentos.

Para ajudar a preparar para a viagem ou passeio recomendamos não dar água ou comida um pouco antes do passeio, pois ele pode se sentir melhor de estômago vazio.

Se a viagem for longa recomendamos paradas a cada 1 a 3 horas e com o tempo você vai entender os sinais do seu cão. No caso de verão e viagens longas não podemos nos esquecer do calor e da necessidade de ligar o ar condicionado ou viajar a noite ou nos horários mais frescos do dia.

Outra medida que pode ajudar, é colocar o seu animal no chão do carro ou longe da janela para que ele não perceba o rápido movimento da paisagem do lado de fora, o que pode deixá-lo mais enjoado ainda.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia