Mitos e verdades sobre a raça Pit Bull

Compartilhe

Mitos e verdades sobre a raça Pit Bull 15 de outubro de 2014

Os cães são reflexo da forma como são criados e de seus donos, verdadeiros espelhos para eles. Algumas raças têm características próprias para serem mais dominantes, mais agressivas ou mesmo mais tímidas e tranquilas. Além dessa característica da personalidade, há também o ambiente em que o cão é criado, interferindo definitivamente no seu comportamento.

Já tivemos, há alguns anos atrás, a raça Dobermnan que sofreu estigmatizado por conta de mitos, preconceitos e “filmes” que retratavam esses animais como agressivos e como “cães do diabo”. Agora, a raça da vez é o Pit Bull.

Veja o que muitos consideram MITOS ou VERDADE sobre o Pit Bull.

O Pit Bull tem mandíbulas que se travam e não abrem mais depois que morde?

MITO. Suas mandíbulas são como de qualquer outro cão. A diferença pode estar na força da mordida se comparado com outras raças menores ou de crânio menor.

Pit Bulls são imprevisíveis e mais propensos a morder do que outros cães.

MITO. Pit Bulls não são mais cruéis do que Golden Retrievers, Beagles ou outros cães populares! Em um estudo recente de 122 raças de cães pela American Temperament Testing Society (ATTS), o Pit Bull conseguiu uma taxa de aprovação de 83,9%. Isso é tão bom ou melhor do que Beagles (78,2%) e Golden Retrievers (83,2%).

Pit Bulls são bons com crianças.

VERDADE. Segundo essa mesma sociedade, eles estão como uma das cinco raças mais estáveis. Devido a isso, eles são extremamente pacientes e tolerantes com as crianças. É lógico que todo cão morde e uma mordida de um cão grande (não necessariamente um Pit Bull) vai fazer muito mais estrago que uma mordida de um Pinscher.

Todo o Pit Bull vai marcar e atacar uma pessoa, mais cedo ou mais tarde.

MITO. Pit Bull raramente atacam pessoas e podem ser muito sociáveis com outros cães desde que acostumados a isso. Eles são animais muito poderosos e fortes e por isso, se algo der errado, ele normalmente vai fazer notícia. Quase todos os ataques de Pit bull envolveram Pit Bulls não castrados, por isso é muito importante ter seu Pit Bull esterilizado ou castrado ainda jovem, antes de desenvolver comportamento dominante e alguns vícios.

Pit Bulls são bons para donos de cães de “primeira viagem”.

MITO. Embora esta raça seja fantástica com as pessoas, os Pit Bulls podem ser um desafio. Eles são extremamente fortes e atléticos e necessitam de atividade física e de socialização intensa. Muitos cães dominantes dependem de um dono autoritário e dominante para poder conter os seus instintos.

Pit Bulls são bons cães para apartamentos.

VERDADE. Apesar de Pit Bulls serem atléticos e adorarem sair para jogar e fazer atividade física, eles podem passar um dia inteiro dormindo no sofá. Eles não perdem muito pelo e se saírem 2 ou 3 vezes para passear podem se adaptar a vida em apartamentos.

Pit Bull de “Nariz Vermelho” ou “Red Nose” são mais agressivos.

MITO. “Nariz vermelho” é simplesmente uma cor. Eles têm um leve pigmento, mantendo o nariz levemente rosado com olhos amarelos ou verdes. Eles são exatamente iguais aos tigrados, amarelos e outras cores.

Pit Bulls são fáceis de treinar.

VERDADE. Extremamente fáceis de treinar. Tudo o que eles querem fazer é agradar o dono e aprendem facilmente os primeiros ensinamentos.

Pit Bulls não pode estar com outros cães e ou gatos.

MITO. Este é, provavelmente, o maior equívoco e maior mal-entendido quando se trata dessa raça. Com formação adequada e manejo, o Pit Bull pode aprender a viver em paz, na companhia de outros cães e gatos. É lógico que, nesse caso, a castração se faz necessária e tem que se evitar qualquer comportamento de disputa entre eles, pois em uma briga, eles certamente vão ganhar, pois são muito fortes .

Independente da raça, todo cão pode ter desvio de comportamento quer seja de origem genética, racial ou mesmo de traumas de criação. O importante é ter bom senso e controle sobre o cão, sabendo identificar quando esse se torna agressivo, passando a oferecer riscos a outros animais e pessoas.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia