Hemodiálise para cães e gatos

Compartilhe

Hemodiálise para cães e gatos 15 de junho de 2016

Hemodiálise para cães e gatos

A hemodiálise é uma terapia na qual uma máquina realiza temporariamente o trabalho dos rins (geralmente quando os rins já apresentam alterações irreversíveis na sua função de filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas ao organismo).

O tratamento

O tratamento tem o objetivo de diminuir os níveis de ureia e creatinina, normalizar eletrólitos, entre outras funções que são realizadas pelos rins. Basicamente a hemodiálise funciona através de um circuito extracorpóreo que auxilia na filtração do sangue. Entretanto, o procedimento visa controlar o quadro clinico do paciente e NÃO curá-lo.

Infelizmente, não existe garantia e o sucesso do tratamento depende da causa da lesão renal, do tempo que a doença já esta instalada (aguda ou crônica) e de outras doenças concomitantes. Somente após o inicio do tratamento conseguimos avaliar o prognóstico, duração do tratamento e se tem a indicação de continuá-lo ou não. Lembrando que cada animal responde de uma forma.

A hemodiálise é segura para o meu pet?

O tratamento é seguro, mas como qualquer procedimento médico, existe a possibilidade de intercorrências durante ou após a hemodiálise, dentre elas:

– Baixa da pressão arterial;
– Formação de trombos;
– Distúrbios neurológicos;
– Anemias;
– Hemorragia;
– Reações alérgicas (anafiláticas).

Mas não se desespere, essas intercorrências ocorrem em uma frequência muito baixa dos casos (inferior a 5%) e normalmente são revertidas com a interrupção do procedimento e com uso de medicações.

Durante todo procedimento, o animal é monitorado por um médico veterinário especializado. Exames de função renal, gasometria, hemograma e eletrólitos são realizados antes e depois de cada procedimento e de acordo com a necessidade do paciente.

Sobre o procedimento

Se o animal tiver indicação para realizar o tratamento, é necessária a colocação de um cateter venoso central na veia jugular que, em alguns casos, pode requerer sedação. Geralmente não é necessária anestesia geral, exceto em gatos que ficam muitos agitados quando contidos.

Com o cateter já fixado na veia jugular, o animal é conectado à máquina por uma linha de sangue (equipo) por onde vai passar parte do sangue do animal. Tiramos o sangue do animal e passamos pela máquina que vai filtrá-lo, retirando as toxinas que deveriam ser excretadas pelos rins.

Todo procedimento pode demorar de 1 a 3 horas, nesse período ele deve ficar quieto e geralmente dorme, pois não sente dor ou desconforto. O cateter é removido somente após o final do tratamento, por esse motivo o animal tem que ser monitorado para que não o arranque em casa.

Informações Importantes

  • A hemodiálise não pode ser realizada em animais com peso corpóreo inferior a 3 kg ou com outras doenças concomitantes que podem prejudicar ainda mais seu estado de saúde;

  • Alguns animais devem ficar internados entre as sessões;

  • A quantidade de sessões depende de cada caso e de como animal vai responder ao tratamento,  mas normalmente são necessárias ao menos três sessões de hemodiálise para controlarmos melhor o quadro do paciente;

  • Para a segurança do paciente e por ser um tratamento complexo, é necessário o acompanhamento de um veterinário especialista em Nefrologia. Este vai acompanhar todo tratamento e orientar os cuidados necessários.

O serviço está disponível no PET CARE e seu animal necessitar do tratamento, é necessário entrar em contato com o Hospital para avaliação prévia do paciente.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia