Oncologia

Unidades que oferecem
o atendimento

petcare oncologia - Oncologia

Todas as unidades Pet Care contam com o atendimento de especialistas em oncologia veterinária ou oncologia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo de tumor, câncer e suas complicações.

Estrutura do hospital

As unidades do Pet Care tem atendimento especializado, centro cirúrgico com anestesia inalatória para remoção dos mais diversos tumores, arco cirúrgico, endoscopia, rinoscopia, broncoscopia, RX e tomografia, ultrassom, radioterapia, tratamento com quimioterapia, internação e UTI para suporte e controle de dor crônica ou suporte pós cirúrgico. Temos também o mais completo laboratório de análises clínicas para exames de sangue, exame de citologia aspirativa, exame histopatológico, imuno-histoquímica, eletro quimioterapia, crio cirurgias (congelamento de tumores com nitrogênio líquido). Além do oncologista, contamos com as mais diversas especialidades para dar todo suporte ao paciente oncológico buscando qualidade de vida, longevidade e controle de dor.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados as doenças oncológicas. Os sintomas vão depender da localização do tumor e muitas vezes do tipo de tumor.
Coceira e vermelhidão podem ser comuns nos tumores cutâneos como mastocitoma (é um dos tumores de pele mais frequentes nos cães. São neoplasmas que se originam a partir dos mastócitos que habitam na derme) e carcinoma solar ( consiste na proliferação irregular de células que revestem o corpo (pele=derme), podem apresentar-se como pequenas feridas que não cicatrizam, bolhas, úlceras ou até massas densas de queratina e invasão epiderme (camada superficial da pele). Vômitos e diarreias são comuns em tumores do sistema gastrointestinal.  A dificuldade respiratória pode acontecer nos tumores de narinas (assim como secreção nasal) e pulmão.  Secreções oculares ou nasais poderão ocorrer nos tumores de crânio.  Convulsões, perda de peso, tremores, muita dor nos membros e ossos, desequilíbrio, engasgos, alterações na pelagem e na pele, alterações de comportamento, aumento dos testículos, dificuldade de defecar ou de urinar, sangue na urina, aumento de volume do abdome entre muitos outros sintomas podem estar relacionados a diversos tipos de tumores que acometem cães e gatos.

Doenças

Os tumores de modo geral geralmente acometem cães e gatos mais velhos, mas existem também tumores que podem acometer animais jovens como histiocitoma (é um tumor benigno da pele que se origina nas células de Langerhans, células do sistema imunológico cuja função é fornecer imunidade protetora para os tecidos que estão em contato com o ambiente externo – o nariz, estômago, intestinos e os pulmões, mas, principalmente, a superfície da pele), tumor venéreo (tumor de Sticker) e outros tumores benignos de pele. Em animais adultos podem surgir vários tipos de tumores como lipomas (tumor de gordura benignos), lipossarcoma, osteossarcoma, linfomas ou linfosarcomas, carcinomas, adenocarcinomas, hemangiossarcomas, osteomas e sarcoma vacinal em gatos.  Ainda em animais adultos, podemos encontrar tumores em todos os órgãos, como adenomas perianais, tumor de mama, de ovários, de testículos, de pâncreas, de fígado, de pele, de cérebro, de coluna, ósseo, ocular, de gengiva, de boca, de narinas, de pálpebra, de lábios, de orelha, de ouvido, de pulmão, de base de coração, de mediastino, renal, de adrenal, de hipófise, intestinal, de reto, glândula adanal, de anus, de bexiga, de útero, de vagina, de pênis, de próstata, de baço, de estomago, de esôfago, de crânio, de costela, de aorta, de rins entre outros. Raças de porte grande ou gigante têm maior predisposição para tumores ósseos. Raças como Boxer, Cavalier, Cocker, Bernese, Golden Retriever tem uma maior incidência de variados tipos de tumores.

Exames

A consulta com o especialista em oncologia é necessária para uma primeira avaliação e possível diagnóstico, quando então poderão sugerir a realização de alguns exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação do paciente,o especialista já tem como direciona-lo para exames auxiliares como radiografias, ultrassom, tomografias, biopsias, citologias aspirativas e exames de sangue complementares ou mesmo encaminhar para alguma outra especialidade, que auxiliará no diagnóstico e tratamento da neoplasia em questão.

Tratamentos

O tratamento oncológico incluirá uma série de procedimentos que normalmente incluem cirurgias para remoções de tumores, quimioterapia, radioterapia, crio cirurgia, controle de dor e de desconforto, entre outros. Dependendo do diagnóstico existe um prognóstico e uma terapia indicada e muitas vezes o tratamento inclui a associação de outras técnicas

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de oncologia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia