Medicina Felina

Unidades que oferecem
o atendimento

medicina felina - Medicina Felina

Todas as unidades Pet Care contam com o atendimento de especialistas em felinos (especialista em gatos). A equipe é formada por veterinários especialistas qualificados para atender qualquer todo tipo de doenças em felinos (doenças de gatos) seja em gatos filhotes, seja em gatos adultos.

Estrutura do hospital

O Hospital Veterinário Pet Care possui o certificado americano Cat Friendly, emitido pela American Association of Feline Practioners, nas unidades do Morumbi e Tatuapé e todas as unidades tem atendimento de felinos com especialistas. O certificado Cat Friendly só é emitido para estabelecimentos que possuem serviços diferenciados para felinos/gatos. Nas Unidades Cat Friendly Practice, você e seu gato tem uma recepção especial para felinos, (sala de espera separada dos cães), sala de atendimento e sala de internação só para gatos (gatos separados de cachorros). Todos esses ambientes são Cat Friendly com uso de Feliway Difusor e Feliway Spray (versão sintética do feromônio felino F3 que é produzido pelos gatos e excretado pela face, na região das vibrissas  -bigodinhos- , e esse feromônio envia mensagens de paz e tranquilidade. Os gatos “entendem” que o ambiente é tranquilo e seguro e com isso mudam seu comportamento, reduzindo a frequência das brigas.  A principal indicação do Feliway é para trazer conforto e segurança para os gatos). Além das salas de espera, atendimento e internação o seu gato conta com toda a estrutura de apoio de exames de laboratório, exames de raio x, exames de ultrassom, exames de tomografia, centro cirúrgico e tratamento de dentes de felinos. Além disso, contamos com outros especialistas que fazem parte de uma estrutura multidisciplinar e oferecerem melhor qualidade de vida para o paciente e comodidade para o tutor que encontrará todas as facilidades no mesmo lugar.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados as doenças dos felinos. Muitas doenças de gatos tem os mesmos sintomas que dos cães, mas com a diferença que o gato é muito mais discreto (o gato esconde que está doente) e nesses casos geralmente só descobrimos que ele está doente quando a doença já está em estado avançado. Por isso é muito importante fazer avaliações periódicas, mesmo quando eles não tem sintomas (gatos que parecem normais). Gato gripado, gato com olho fechado, gato que espirra, gato com corrimento nasal, remela nos olhos, com nariz entupido, gato com vômito de bola de pelo, gato que bebe muita água, gato que urina demais, gato com diarreia (diarreia de gato), gato que perde peso, gato que arrasta as patas de trás, gatos que tem feridas nas pontas das orelhas, gato que não consegue urinar, gato obstruído, gato desidratado, gato estranho, gato com pulga, gato com sarna, gato com micose, gato com fungo, gato com piolho, gato muito gordo, gato muito magro, gato com falha de pelo, gato que perde muito pelo, gato cansado, gato que respira com dificuldade, gato com dor, gato gritando, gato que mia muito, gato que mia alto, gato amarelo, gato com boca amarela, gato com olho amarelo, gato com sangue na urina, gato com sangue nas fezes, gato com coco mole, gato se arrastando, gato que não consegue andar, gato com nódulo na mama, gato com nódulo na pele, gato que desmaia, gato que convulsiona , gato epilético, gato paralisado e gato obeso são os sintomas observados em felinos.

Doenças mais comuns

A medicina Felina e os especialistas em felinos podem diagnosticar e tratar as mais diferentes doenças de gatos, sempre contando com a mais completa estrutura e equipe de apoio dentro de todas as unidades do Pet Care. As doenças mais comuns em gatos são: gripe de gato ou complexo respiratório felino, herpes vírus ou rinotraqueite, muito comum em filhotes. Também em filhotes, temos: diarreias parasitárias causadas por toxócara, ancylostoma, giárdia, coccidia, cisto isóspora, tricômonas e diarreias alimentares. Infestação por pulgas e piolhos são muito comuns, assim como sarna (escabiose), sarna de ouvido (otoacaríase), fungo (dermatofitose), e alergias. Nos animais adultos observamos os tumores de mama em gatas, aids felina, leucemia felina, PIF ou peritonite infecciosa felina, micoplasma, toxoplasmose, raiva felina, doença inflamatória intestinal, vômitos de bola de pelo, pancreatite, diabetes, insuficiência renal (doença renal em gatos), rins policísticos, piometra, cardiomiopatia hipertrófica, hipertensão pulmonar, hipertensão sistêmica, glaucoma, catarata, estropio, tumor de pele, tumor de ponta de orelha (Carcinoma Solar ou Carcinoma Actínico), Carcinoma de nariz, LORF, Carie de Gatos, Abcesso dentário de Gatos, epilepsia em gatos, síndrome urológica felina, síndrome de pandora, doença do trato urinário, obstrução uretral, intoxicação em gatos, corpo estranho linear em gatos, úlcera de córnea, catarata, obstrução intestinal, megacólon e fecaloma, entre outras.

Exames

A consulta com o especialista em felinos é necessária para uma primeira avaliação para possível diagnóstico e indicação de alguns exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação do paciente, o especialista já tem como direciona-lo para os exames mais indicados, entre eles, radiografias, tomografias, ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, mensuração de pressão arterial, exames de sangue para ureia/creatinina, sorologia de aids e leucemia felina, bioquímico completo, exame de urina, SDMA, relação proteína/creatinina urinaria felina, glicemias, dosagens hormonais de T4, TSH, T4 livre por diálise e hemogramas, ou encaminhar para outra especialidade que pode auxiliar na recuperação do paciente.

Tratamentos

O tratamento para as doenças felinas sempre deve ser indicado por um médico veterinário que prescreverá corretamente: medicamentos de uso oral, medicamentos manipulados, medicamentos injetáveis, vacinas tríplice felina, vacina quíntupla felina, vacina quádrupla felina, vacina de raiva, vacinas para alergias, xampus, pomadas, hemodiálises, transfusões de sangue para gatos, cirurgias de amputação de pênis, cirurgia de corpo estranho linear, cirurgia de castração de gato macho, cirúrgica de castração de gatas, tratamento dentário de felino, fratura de sínfise em felinos, cirurgia de coluna de felinos, cirúrgica ortopédica de felinos, cirurgia de amputação de orelha no caso de tumores de orelhas, internação para fluidoterapia, internação e UTI para cardiopatias felinas entre outros são bastante comuns em gatos, sempre procurando conforto e qualidade de vida.

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades tem especialistas em medicina felina. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia