Hemodiálise

Unidades que oferecem
o atendimento

hemodialise petcare - Hemodiálise

Todas as unidades Pet Care contam com o atendimento de especialistas em nefrologia e urologia de cães e gatos, que são aptos para avaliar a real necessidade, indicação e cuidados do paciente candidato a hemodiálise, que ocorre na unidade do Morumbi. A equipe de nefrologia, urologia e hemodiálise é formada por veterinários especialistas e qualificados para atender e realizar o procedimento com segurança e eficiência.

Estrutura do hospital

Nossa estrutura de internação, laboratório próprio, exames auxiliares de apoio como radiografias, exames de ultrassom, ecocardiogramas, eletrocardiogramas, tomografia, veterinários intensivistas e clínicos gerais, estão preparados para dar todo o suporte necessário aos pacientes que necessitam de hemodiálise.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados as doenças renais que necessitam de hemodiálise, dentre elas encontramos a insuficiência renal aguda ou crônica, que levam a perda parcial ou total da função renal. Níveis de ureia e creatinina altos, hipertensão, anemia, sinais de intoxicação podem fazer parte desses sintomas. A hemodiálise é uma terapia na qual uma máquina realiza temporariamente o trabalho dos rins (quando os rins já não conseguem mais realizar o seu trabalho com eficiência) e tem por objetivo inicial diminuir os níveis de ureia e creatinina, normalizar os níveis dos eletrólitos, corrigir distúrbios ácido-básicos (potássio, sódio e cloretos) e hídricos (hiperidratação). Basicamente ela funciona através de um circuito extracorpóreo no qual ocorre a filtração do sangue. A hemodiálise é um procedimento que visa controlar o quadro clínico do paciente e seu sucesso depende da causa que levou a falência renal.

Doenças mais comuns

Várias doenças podem requerer o procedimento da hemodiálise como cura ou mesmo para manter a qualidade de vida do paciente renal. Intoxicações agudas com determinados medicamentos, alimentos, venenos ou produtos tóxicos e outras causas de insuficiência renal aguda podem ter indicação de hemodiálise. Já no caso de doenças renais em estágio avançado de origem crônica, a hemodiálise tem ação de ajudar a controlar os níveis de ureia e creatinina, mas infelizmente isso não irá reverter a saúde dos rins e nesses pacientes a hemodiálise pode ser necessária para o resto da vida, assim como acontece com as pessoas. A frequência do procedimento depende dos níveis de ureia e creatinina encontrado nos exames, bem como da resposta que ele tem a cada sessão.

Exames

A consulta com o especialista em nefrologia e urologia é necessária para primeira avaliação, diagnóstico, indicação do procedimento de hemodiálise e acompanhamento. Normalmente esse paciente já chega ao especialista com exames realizados que sugerem o procedimento da hemodiálise. Infelizmente nem todo paciente com lesão renal, pode fazer a hemodiálise. Animais com peso inferior a 3,0 kg, que tenham distúrbios de coagulação, hipotensão (pressão baixa) ou anemia grave também não podem realizar o procedimento. Por isso é muito importante uma avaliação com o especialista, pois há chances de correções como: hidratação, correção da pressão arterial, transfusão de sangue e outros tratamentos que deixem o animal apto a realizar a hemodiálise.

Tratamentos

O resultado da hemodiálise depende da causa da lesão renal (falência aguda por intoxicação, por uso de medicamentos ou em decorrência do envelhecimento), do tempo que já está instalada (aguda ou crônica) e de outras doenças concomitantes. Infelizmente somente depois de iniciá-la é que podemos avaliar o prognóstico, duração do tratamento e se tem indicação de continuá-lo ou não. Cada animal pode responder de modo diferente ao mesmo tratamento. De acordo com recomendações técnicas e da causa da lesão renal, cada hemodiálise tem uma limitação quanto a porcentagem de toxinas que podem ser retiradas do organismo do paciente por sessão. Normalmente são necessárias ao menos três sessões de hemodiálise para controlar melhor o quadro do paciente.

Para a realização do procedimento é necessária a colocação de um cateter venoso central na veia jugular, que, em alguns casos pode requerer sedação. Geralmente o animal não precisa de anestesia durante o procedimento da hemodiálise, exceto gatos que ficam muito agitados quando contidos. Com o cateter já fixado na jugular o animal é conectado à máquina por uma linha de sangue (equipo) por onde vai passar parte do sangue do paciente. Literalmente tiramos o sangue do animal e passamos pela máquina que vai filtrá-lo retirando as toxinas que deveriam ser excretadas pelos rins. Esse procedimento pode demorar de 1 a 3 horas e nesse período o animal tem que ficar quieto,  a grande maioria normalmente dorme, pois não sentem dor ou desconforto. Esse cateter será removido no final do tratamento e por isso tem que ser monitorado,  para que o animal não arranque-o em casa. Alguns animais precisam ficar internados durante as sessões, o que depende do estado geral de cada paciente, já outros animais vão para casa com o cateter e voltam para fazer as sessões no hospital.

Para segurança do paciente e por ser um tratamento muito complexo, é necessário o acompanhamento de um veterinário especialista em nefrologia, que acompanhará todo o tratamento e orientará a respeito dos cuidados necessários com as medidas necessárias para o melhor aproveitamento da hemodiálise.

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e apenas o Pet Care Morumbi realiza a hemodiálise, mas todas as unidades contam com especialistas em nefrologia para primeira avaliação. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia