Como escolher o seu Médico Veterinário?

Compartilhe

Como escolher o seu Médico Veterinário? 03 de novembro de 2020

Muitas vezes o Médico Veterinário torna-se um grande amigo da família e por isso deve ser alguém de confiança e cumplicidade. Além disso, temos que levar em conta o deslocamento até o consultório, a qualificação técnica do veterinário e os serviços por ele oferecidos. Um animal precisa de cuidados médicos, vacina, banho/tosa, adestramento e um local onde comprar rações, medicamentos e acessórios e às vezes de serviço de hotelaria.

Não podemos nos esquecer dos atendimentos de emergência e de serviços mais complexos que podem ocorrer a qualquer hora do dia e da noite, mesmo nos feriados. Por isso é importante ter por perto também um local com atendimento 24 horas ou que o seu Médico Veterinário faça atendimento 24 horas e tenha um telefone disponível para contatos de emergência. Muitas vezes esses serviços de emergência, cirurgias, exames laboratoriais ou de diagnóstico como ultra som, RX e ecocardiograma somente são encontrados em grandes Hospitais Veterinários.

Para quem viaja nos finais de semana ou mesmo nas férias o serviço de hotelaria é essencial, pois nem sempre podemos levá-lo conosco. O ideal é que todos esses serviços sejam encontrados em um único local, mas quando isso não é possível, temos que ter os endereços e referências a mãos.

Periodicidade das visitas ao veterinário

Até os 6 meses de vida as visitas devem ser mensais. Depois disso, para um animal saudável dos 6 meses até 7 anos de vida, podemos considerar como seguro, duas visitas ao ano e depois dos 7 anos de vida, já considerando o cão nessa idade como sênior, recomendamos 3 a 4 visitas por ano.

Como hoje em dia o banho e tosa geralmente é realizado em “Pet Shop”, no mínimo mensalmente, as visitas podem se tornar mais frequentes devido à facilidade de contato com o Médico Veterinário nessas situações.

O trabalho junto ao Médico Veterinário

A avaliação rotineira em casa é um instrumento de grande valia para ajudar o seu Médico Veterinário no tratamento preventivo e principalmente na descoberta de alguma doença ou alteração precoce e consequentemente com maior chance de cura e tratamento.

Como avaliar em casa o seu cão da cabeça aponta do rabo.

Desde os primeiros dias ele deve acostumar-se a ser avaliado e isso deve ser instituído como uma forma de carinho em um ambiente tranquilo e relaxante. Em casa sente-se no chão com o seu animal, deite-o de barriga para cima (eles ficam desconfiados de início, pois é uma posição de submissão e muito vulnerável) e faça o acreditar que nessa posição no corre nenhum risco. Comece então a acariciá-lo, observando e massageando desde a ponta das orelhas até a ponta do rabo. Devemos palpá-lo prestando atenção às feridas, calosidades, aumento de volumes como nódulos ou gânglios aumentados, regiões doloridas, falhas na pelagem e manchas escuras. Atenção especial deve ser dada a possíveis corrimentos ou secreção no nariz, nos olhos, no prepúcio dos machos ou vulva das fêmeas. A grande maioria dos animais não gosta que peguemos nos dedos ou pés, mas isso pode ser sanado, acostumando-o a ser avaliado nas pontas dos dedos, nas unhas, nos interdígitos e coxins (almofadinhas das patas).

De início isso deve ser feito todos os dias na mesma hora e local até ele se acostumar. Depois podemos fazer isso uma ou duas vezes por semana. Garanto que será prazeroso e relaxante para ambos: dono e cão.

Nesses momentos se descobrirmos algo diferente, pode ser indício de alguma patologia e é bom relatar ao médico veterinário, prevenindo um mal maior.

Além dessa avaliação física doméstica, devemos observar a movimentação do animal pela casa e prestar atenção nas atividades físicas, como correr, subir degraus, saltar e sua disposição para brincar. A avaliação das fezes assim como da urina deve ser feita todo dia, além do volume de ingestão de água e comida.

Caso note algo diferente no seu cão procure ajuda do Médico Veterinário.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h que atende desde consultas de rotina até emergências.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia