Como dar medicamento via oral para o meu cachorro?

Compartilhe

Como dar medicamento via oral para o meu cachorro? 04 de agosto de 2014

Dar medicamentos para um cão pode ser uma árdua – e às vezes impossível – tarefa. Infelizmente, um dia teremos que fazer isso e quanto antes condicionarmos o animal a ser manipulado e a abrir a boca, mais fácil poderá ser essa tarefa.

Por isso, é importante perder alguns minutos por dia com o seu filhote, manuseando-o e inspecionando-o para que ele se acostume a isso. Isso vale para escovar os dentes, limpar os ouvidos, cortar unhas ou mesmo fazer um exame de pele e pelo. Abrir a boca e fazer uma inspeção pode ajudar o seu cão a se acostumar e pode te ajudar no futuro se ele precisar ser medicado por via oral.

Como dar comprimidos e/ou cápsulas?

Para dar comprimido para o cão, deslize o dedo indicador e o polegar para o espaço atrás dos dentes caninos e pressione as bochechas de ambos os lados para cima no céu da boca. Como a boca começa a se abrir, pressione o maxilar inferior com o polegar oposto. Comprima ambos os lábios de cima em direção aos dentes e assim ele não fecha a boca, pois pode doer.

Coloque o comprimido sobre a língua no meio da boca. Se você colocar o comprimido muito para frente ou para o lado da língua, o cão vai cuspi-lo. Feche a boca do cão e massageie ou esfregue a garganta até que ele a engula. Se o cão lamber o nariz, o comprimido foi ingerido. Soprando brevemente no nariz do cão também pode levá-lo a engolir rapidamente o comprimido. Você também pode dar a ele uma seringa cheia de água para ter certeza que ele o engoliu ou dar ao cão um brinde (petisco) após receber o comprimido, fazendo com que se condicione a isso.

Não quebre ou esfarele o comprimido, pois pode ter um sabor ou mesmo cheiro desagradável que alguns cães não aceitem bem. Alguns comprimidos também têm uma camada protetora que é importante para a libertação retardada do medicamento no intestino e se o esmagar irá destruir o revestimento.

Alguns comprimidos podem ser administrados junto de alimentos. Isso pode ser feito, fazendo-se pequenas “almôndegas” de comida de cachorro, com o “polenguinho” ou outro produto que tenha um forte odor para disfarçar o cheiro do comprimido.

Há também guloseimas comerciais disponíveis feitas especificamente para administração de medicamentos que são pegajosas o suficiente para dificultar que o cão separe o comprimido, enquanto come o petisco. Existem também os “Pockets” que permitem colocar os comprimidos dentro.

Como dar medicamentos líquidos, gotas ou xaropes?

Medicamentos líquidos ou diluídos podem ser administrados na bochecha entre os molares ou sobre a língua. Uma seringa de plástico, sem a agulha pode ser usada para oferecer esse medicamento líquido.

Para colocar sobre a língua, da mesma forma que os comprimidos, aperte os lábios do cão junto aos dentes, afastando o maxilar da mandíbula, abrindo levemente a boca. Insira a ponta da seringa na abertura inclinando levemente o queixo para cima ajudando-o a deglutir. O cão vai engolir automaticamente.

Procure dar sempre uma pequena quantidade de líquido ou diluir as gotas em uma quantidade pequena de água. O veterinário vai auxiliá-lo nessa tarefa. Não tente dar o líquido se ele se engasgar ou tossir.

Lembre-se que todo medicamento só deve ser dado ao animal com orientação do médico veterinário.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia