Brincadeiras e distrações para cães: quando são indicadas?

Compartilhe

Brincadeiras e distrações para cães: quando são indicadas? 07 de junho de 2016

Os cães adoram brincadeiras e distrações, seja dentro ou fora de casa. Caminhadas, atividades com outros cães e brinquedos são ótimas opções para mantê-los distraídos, além de estimularem a prática de atividades físicas e aguçarem os sentidos dos cães, o que é essencial para animais que passam a maior parte do tempo dentro de casa ou do apartamento.

É importante oferecer distração aos cães porque, através das brincadeiras, eles tendem a se tornar mais sociáveis e amigáveis. Elas também ajudam a moldar o comportamento dos pets e estreita a relação com os tutores e outros animais que residem no mesmo ambiente, e são indicadas para animais de qualquer porte, raça ou idade.

As brincadeiras são ainda mais necessárias para pets que passam muitas horas do dia sozinhos, e não tem outros cães ou brinquedos para se distraírem. Esses animais tendem a ser mais agressivos, destrutivos e ansiosos, características que só vão se agravando com o passar do tempo.

Para eles, o ato da separação é traumático porque, toda vez que os tutores saem de casa, eles entendem como “abandono” e isso pode desenvolver alterações comportamentais difíceis de serem revertidas.

Dessa forma, é importante introduzir brinquedos na vida dos pets para que essa separação seja menos dolorosa e, assim, eles possam ter uma vida menos estressada. Além de ajudar a reduzir o estresse de passar o dia sozinhos, os brinquedos, como forma de distração, ocupam boa parte do tempo deles, já que coisas como televisão, computadores e jogos, aos quais as pessoas estão acostumadas, não servem para nossos animais de estimação.

Quando introduzir brincadeiras no dia a dia do cão?

As brincadeiras devem ser introduzidas quando o cão ainda é filhote, pois  ajudam no desenvolvimento cardiovascular, muscular e esquelético, de equilíbrio, de coordenação motora e de habilidades como caça e instinto de proteção. Cães que brincam desde filhotes aprendem a controlar melhor a força e a reagir melhor a estímulos externos (visitas, fogos, barulhos etc.). Geralmente são mais fáceis de serem manipulados e ficam menos estressados quando as visitas ao veterinário se fazem necessárias.

É válido lembrar que as brincadeiras são importantes para todos os cães, independentemente de seu porte ou idade. O que pode mudar é o tipo de brincadeira.

Cães de grande porte geralmente precisam de atividades físicas como caminhadas, corridas e brincadeiras com outros cães do mesmo porte. Brinquedos pequenos não são recomendados devido ao risco de ingestão do objeto inteiro ou de partes dele.

Cães pequenos tendem a aceitar bem os brinquedos menores, atividades com cães do mesmo porte e não demandam tanta atividade física quanto os grandes, mas também precisam de passeios e caminhadas regulares.

A aceitação dos brinquedos é individual, ou seja, se um cão gosta de um tipo de brinquedo, não significa que todos os outros vão gostar da mesma maneira. Por isso é necessário apresentar brinquedos de diferentes tipos para estimulá-los da melhor forma possível.

A maioria dos pets gostam de brincar com bolas e brinquedos resistentes de borracha. Os brinquedos devem ser resistentes, devido ao risco de ingestão de partes deles (assim como pode ocorrer com crianças), o que vai acarretar em uma visita ao médico veterinário.

Brinquedos que contenham alimentos ou petiscos em seu interior também são ótimos para estimular o raciocínio. Já os brinquedos que tenham cordas ou fios são contraindicados para animais que tenham instinto muito destrutivo, devido a fragilidade maior desses materiais e risco de ingestão de corpo estranho.

Créditos ao profissional M.V. André Geller Aliaga, clínico geral do Hospital Veterinário Pet Care.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia