Home / CÃES / Casos Clínicos / Ultrassonografia Veterinária: Avanços e indicações do exame para cães e gatos

O que é um ultrassom?

O ultrassom é uma forma de imagens que nos permite olhar dentro do corpo do seu animal de estimação, sem cirurgia. É uma técnica completamente não invasiva. A máquina de ultrassom emite ondas sonoras no corpo do animal de estimação, registra os ecos e os ecos dessas ondas sonoras formam uma imagem do que está acontecendo dentro do seu cão ou gato.

As ultrassonografias podem nos dar informações sobre órgãos no abdômen, no tórax e no coração e nos olhos e tendões, por exemplo. Porém, ainda os exames mais solicitados são as ultrassonografias abdominais e o ecocardiograma que é o ultrassom do coração.

Por que seu Médico Veterinário pode solicitar um ultrassom abdominal?

– Perda de peso inexplicada

– Dor abdominal

– Falta de apetite (anorexia)

– Presença de líquido livre dentro do abdômen (hemorragia interna, ascite)

– Uma massa ou anormalidade encontrada durante um exame físico

– Vômitos ou diarreia sem explicação

– Problemas urogenitais

– Exame de sangue ou radiografias anormais

– Gestação

O ultrassom permite-nos avaliar o tamanho e a textura dos órgãos de uma forma 3D (tridimensional). Um ultrassom pode mostrar anormalidades na superfície dos órgãos, bem como mudanças dentro deles.

Essa informação pode ser valiosa para decidir:

– Fazer uma cirurgia ou não

– Fazer biópsias

– Fazer exames de sangue mais específicos

– Obter informações úteis de doenças específicas

O que esperar do exame de ultrassom?

Se você já fez um ultrassom em si mesmo, sabe como é simples. O transdutor é pressionado sobre o seu corpo e as imagens aparecem em um monitor. A única diferença para um animal é de que o pelo tem de ser cortado para o contato do transdutor diretamente na pele. Normalmente, todo o abdômen pode ser analisado e em média o exame dura até 30 minutos.

Normalmente, não há necessidade de sedação, a menos que ocorreram biópsias ou citologia aspirativa.

Ultrassom: Diagnósticos comuns

1. Massas no abdômen. Quando seu veterinário percebe uma anormalidade no abdômen, através da palpação abdominal ou radiografias, mostram uma possível massa (tumor). Um ultrassom pode muitas vezes dizer quais os órgãos são afetados e se a cirurgia é a opção certa.

2. Bexiga e rins. O ultrassom nos ajuda a olhar para dentro da bexiga, os rins, a próstata ou útero. Se o seu animal de estimação está com problemas para urinar, infecções constantes ou exames de sangue mostram problemas renais ou infecção, cálculo (pedras) nos rins ou bexiga ou na vesícula biliar.

3. Glândulas adrenais. Você provavelmente já ouviu falar sobre a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo) em cães mais velhos e como isso pode ser frustrante para diagnosticar e tratar. O ultrassom permite-nos olhar para as pequenas glândulas suprarrenais, difíceis de ver em radiografias simples.

4. Pâncreas, vesícula biliar. Inflamações, aumento no tamanho, imagens de infecção próxima aos órgãos (peritonites focais) são difíceis de serem identificadas se não houver um exame de ultrassom de boa qualidade. A pancreatite, uma doença muito comum hoje em dia, é diagnosticada pela ultrassonografia.

Há muitas outras coisas a serem descobertas em uma ultrassonografia abdominal e não somente para auxiliar na gestação, como ocorria no passado. Hoje a qualidade dos aparelhos (alguns com doppler) ajuda inclusive a determinar tromboses abdominais, permitindo avaliar o fluxo sanguíneo dentro das veias e artérias, como mostra a imagem abaixo:

Outro fator fundamental é a experiência do Médico Veterinário. Hoje existem as especializações, residência e pós-graduações voltadas para o Diagnóstico por Imagem.

Ultrassom gestacional:

Ao escolher onde realizar o exame de ultrassom no seu animal de estimação, considere todos estes fatores.

No Pet Care Centro Veterinário, todas as unidades contam com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, que possibilitam um exame confiável e que pode esclarecer muito mais do que aparelhos mais antigos.

Os exames podem ser agendados pelo telefone:

Unidade Morumbi – 3740 2152

Unidade Pacaembu – 4305 9755

Unidade Ibirapuera – 3050 2273

Em breve uma nova Unidade Pet Care!!!

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?