Home / CÃES / Doenças e Casos Clínicos Cães / Doença do Carrapato: Muitos animais têm e o dono nem suspeita

Uma campanha da Doença do Carrapato do Hospital Veterinário Pet Care realizou exames em mais de 200 animais. Quando não diagnosticada precocemente, a doença pode causar meningite e convulsões.

A Dr. Carla Derl, veterinária Pet Care, participou de uma matéria bem bacana do Jornal Notícias da Manhã (SBT) e explicou tudo sobre a Doença do Carrapato e quais cuidados é preciso tomar com os pets.

Confira:

Um em cada dez cães possui a Doença do Carrapato e o dono não sabe

Campanha realizada pelo Hospital Veterinário Pet Care, que examinou gratuitamente 234 cães, constatou que um em cada dez animais possui a Doença do Carrapato e, em todos os casos, os donos não desconfiavam que o animal estava infectado. “Como se trata de uma doença silenciosa, cujos primeiros sintomas aparecem quando ela está num estágio mais avançado, o resultado da campanha foi importante para que alertemos ainda mais os donos da importância de realizar exames periódicos nos cães”, explica a Dra. Carla Berl, diretora da rede de hospitais.

Dos animais examinados, 9,4% foram positivos para Ehrlichiose ou Anaplasma, sendo que a maioria (81,8%) representada somente pela Ehrlichiose. Ou seja, das doenças que são transmitidas pelo parasita, a Erlichiose foi a mais diagnosticada pelos veterinários do Pet Care durante a campanha.

A doença

A Erlichiose pode ser uma doença silenciosa e destruir aos poucos, por exemplo, a medula óssea e rins de animais, podendo causar até mesmo uma meningite e ocasionar convulsões. Ela é, normalmente, transmitida por carrapatos que tiveram contato com animais doentes e que depois se instalaram em outros animais, sendo este um dos principais fatores de transmissão da doença do carrapato.

Os principais sintomas que cães infectados pela Erlichiose apresentam são febre, prostração, perda de apetite e hemorragias. Esses sintomas podem estar acompanhados de deficiência de plaquetas no sangue do animal, baixa de glóbulos brancos do sangue e também de hemáceas. Podem ainda ocorrer urina com sangue, pneumonia, vomito e diarréia. E como os sintomas da Doença do Carrapato variam de animal para animal, ela também pode ser confundida com os da cinomose.

Após suspeitar da Doença do Carrapato, o médico veterinário deve esperar de 21 a 30 dias para fazer a coleta dos exames, a partir daí o diagnóstico será mais preciso. Esse período de tempo precisa ser respeitado, pois, na grande maioria dos casos, a doença não se manifesta imediatamente. Já a internação deverá acontecer apenas caso o animal seja diagnosticado com convulsão focal.

Prevenção

Os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados, principalmente, no inverno, pois é nesse período que os carrapatos se multiplicam com mais facilidade. Além disso, a doença pode ser transmitida não apenas em grandes áreas de matas e terrenos, mas, também, em parques, pet shops, hoteizinhos ou, até mesmo, no próprio lugar onde o animal mora.

“Podemos afirmar que a melhor maneira de prevenir a Erlichiose é levando o cachorro ou gato ao veterinário anualmente para realizar os devidos exames. Desta forma, poderá ser obtido o diagnóstico antes mesmo da doença se manifestar e o tratamento sendo mais eficiente, ou seja, o diagnóstico precoce é o melhor tratamento”, finaliza a diretora do Pet Care.

Sobre o Hospital Veterinário Pet Care

Fundado em 1990, o Hospital Veterinário Pet Care oferece a mais completa estrutura de atendimento clínico, cirúrgico e diagnóstico para pequenos animais. Seu corpo clínico é constituído por mais de 80 veterinários e especialistas altamente qualificados, com formação nas melhores escolas de Medicina Veterinária.

Com atendimento 24 horas para casos emergenciais, o hospital atende a diversas especialidades (entre elas cardiologia, neurologia, ortopedia, endocrinologia e dermatologia) e conta com equipamentos de diagnósticos de última geração, plano de saúde próprio (com direito a tratamento periodontal), salas de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A rede Pet Care possui quatro unidades na capital paulista: Morumbi, Ibirapuera, Pacaembu e Tatuapé.

Serviço:

Hospital Veterinário Pet Care

petcare.com.br

Unidade Ibirapuera: Av. República do Líbano, 270 – São Paulo

Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 1839 – São Paulo

Unidade Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 3001 – São Paulo

Unidade Tatuapé: Rua Serra do Japi, 965 – São Paulo

Redes sociais:

Blog: https://petcare.com.br/blog/

Twitter: http://twitter.com/hvpetcare

Facebook: http://www.facebook.com/hvpetcare

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?