Cães começam a apresentar algumas dificuldades de locomoção conforme vão ficando mais barulhos, principalmente nos dias mais frios quando as dores articulares aumentam.

Assim como as pessoas idosas, alguns acidentes domésticos podem acontecer devido a quedas e a dificuldade de subir e descer escadas, ou mesmo de subir e descer de sofás e/ou camas.

Animal com problema de coluna, dores articulares ou, simplesmente, animais mais velhos requerem, além dos cuidados com o frio, um manejo diferenciado e algumas alterações na rotina da casa para facilitar o seu dia a dia e ajudar no controle da dor ou desconforto, principalmente quando tem problemas de coluna como hérnias de disco ou “bicos de papagaio” (espondilose anquilosante).

Seguem abaixo alguns cuidados que podem ser instituídos em casa de acordo com a orientação do médico veterinário para o paciente geriátrico com dores ou dificuldade de locomoção, evitando acidentes e melhorando a qualidade de vida:

- Colocar tapetes pela casa, principalmente onde tem pisos mais escorregadios;

- Colocar escadas para ajudar a subir e descer nos móveis, como sofás e camas;

- Usar peitorais no lugar de coleiras nos passeios, principalmente se tiver problemas na coluna cervical (pescoço);

- Colocar os potes de comida em posição mais alta, evitando que o animal abaixe muito o pescoço para comer, principalmente se tiver dor no pescoço (cervical);

- Usar “sapatinhos” com sola de borracha nos passeios para evitar escorregões;

- Controle de peso através de dieta e exercícios. O sobrepeso causa mais dores nas articulações e na coluna;

- Instituir atividade física controlada como, por exemplo, caminhadas em esteiras na água ou outras atividades sem impacto.

- Colocar portões ou grades nas escadas para evitar quedas.

- Tomar cuidado com piscinas, evitando que o animal tenha acesso, pois pode cair dentro.

- Fazer acupuntura e/ou fisioterapia para manejo de dor crônica.

- Visitas periódicas ao veterinário para avaliar dor, fazendo controles e exames indicados para animais senis.

O Hospital Veterinário Pet Care recomenda que animais acima de 7 anos de idade para a maioria das raças façam visitas periódicas ao veterinário (pelo menos 2 vezes ao ano). Nessas visitas periódicas, podemos fazer diagnóstico precoce de artrose e de outros problemas articulares degenerativos, característicos da senilidade, fazendo com que a evolução dessas doenças que levam a dores crônicas seja controlada e menos agressiva.

O diagnóstico precoce e os cuidados acima instituídos, com uso ou não de medicamentos e condroprotetores, com certeza levará a um envelhecimento muito mais tranquilo e com qualidade de vida para o nosso “velho” amigo.



Posts Relacionados:


  1. Cuidados com cães e gatos em casa

  2. Animais idosos e Medicina Preventiva

  3. Nossa Sugestão de Check Up em Animais Idosos

  4. Primeiros cuidados com filhotes de Gatos

  5. Cães Idosos podem sofrer com a Falta de Equilíbrio