Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidados com a cadela no Pós-Parto

Prenhez e amamentação dos filhotes constituem uma grande alteração no metabolismo da mãe. Embora, a maioria das cadelas lide com essa tarefa admiravelmente, o proprietário sábio pode tomar algumas precauções para proteger a saúde de ambos, mãe e filhotes.

Pontos importantes no cuidado pós-natal

Exame Físico: Dentro de 48 horas após o parto, a mãe e os filhotes devem ser examinados por um veterinário.

Dieta: Geralmente uma suplementação especial não é necessária, mas a mãe precisará aproximadamente de duas vezes mais alimento do que o normal. É indicado ração de filhote a partir do final da gestação até o final da amamentação.

Líquidos: Forneça água limpa e fresca a todo momento.

Atividade: Normalmente a mãe irá passar a maior parte das três primeiras semanas com seus filhotes. Permita o quanto de exercício ela desejar.

Movimentos intestinais: Devido ao consumo de alimentos aumentado e o útero dilatado, seu animal pode ter que fazer suas necessidades mais frequentemente. As fezes podem ser pastosas nos primeiros dias. Se ocorrer diarreia ou esforço ao defecar, ligue para o veterinário.

Cuidados com a glândula mamária: Verifique os mamilos diariamente e limpe com água morna se houver acúmulo de leite seco. Informe o veterinário sobre qualquer descoloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida. Providencie o corte das unhas dos filhotes se eles começarem a arranhar as glândulas mamárias.

Secreção vaginal: Uma secreção vaginal avermelhada à esverdeada com coágulo de sangue é normal nos primeiros dias. Isso pode ocorrer intermitentemente por várias semanas, diminuindo em volume e a coloração, tornando-se gradativamente transparente.

Comportamento: Ligue para o veterinário se a cadela, no período de amamentação, parecer nervosa, inquieta ou desconfortável, recusar a amamentar os filhotes ou se alimentar.

Efeitos gerais: Normalmente a mãe sofre grande perda de pelo durante o período de amamentação. Escove-a regularmente e ligue para o veterinário se qualquer área sem pelo aparecer. Uma pequena perda de peso é normal, mas consulte um veterinário se a mãe parecer exageradamente magra.

Estro (cio): A prenhez não deve ter nenhum efeito sobre o próximo cio. Este período pode ocorrer dentro de 4 a 6 meses após o nascimento dos filhotes.

Castração (ovariohisterectomia): Se você desejar a esterilização cirúrgica para o seu animal, uma consulta deve ser marcada após os filhotes desmamados e a produção de leite cessada, mas antes do próximo cio.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?