Alimentação de cães e gatos

Compartilhe

Alimentação de cães e gatos 10 de março de 2014

Uma alimentação balanceada é o primeiro passo, senão o mais importante, para um crescimento e desenvolvimento perfeito para todas as espécies animais. Com os nossos cães e gatos não é diferente.

Em todas as espécies de mamíferos, o aleitamento materno é fonte única e completa de energia e imunidade para o início de uma vida saudável. Nos cães e gatos esse período de tranquilidade termina em torno dos 30 dias de idade. A partir de então a oferta de alimento como fonte de energia não depende mais exclusivamente da fêmea mãe. É necessário adquiri-la!

A domesticação dos cães e gatos transferiu essa tarefa para nós humanos. Desapareceu a caça, surgiu a oferta de alimento. Foi-se o tempo em que precisávamos preparar o alimento dos nossos pets. Também se foi a época em que os gatos caçavam livres pequenas aves e roedores pelos quintais. Hoje em dia encontramos uma oferta e disponibilidade de alimentos industrializados como nunca em outro tempo ocorreu. Preços acessíveis, qualidade e variedade são hoje uma constante em todo o Brasil.

Muito se investe no desenvolvimento do melhor alimento baseado em conhecimentos técnicos e biológicos, buscando suprir todas as necessidades das diferentes idades, raças e particularidades dos nossos queridos animais de estimação.

A saúde começa pela boca. Sempre! E não seria diferente com os nossos melhores amigos. Além da infinidade de produtos, existem as diferentes formas de apresentação: rações secas, semiúmidas e úmidas.

A ração seca é uma ração mais dura com teor de umidade inferior a 10%. É um tipo de alimento que tem uma durabilidade maior de conservação, devido justamente a menor umidade.

A ração semiúmida é mais macia com teor de umidade em torno de 20%.

A ração úmida são os enlatados que, apesar de ser um alimento balanceado, não substitui a ração seca e deve ser oferecido como um complemento, uma vez que é constituída em média de 75% de água e somente 25% de matéria seca. Assim teria que ser oferecido uma quantidade muito maior para suprir os requerimentos nutricionais do seu animal. É extremamente palatável, mas se deteriora rapidamente em temperatura ambiente.

É importante ressaltar que as necessidades energéticas do cão variam com sua idadeporte e raça. Hoje conseguimos oferecer a ração adequada para a fase de crescimento de filhotes, manutenção de animais adultos e senis e também, para animais com diferenças em relação à velocidade de crescimento e envelhecimento, bastante distinta para aqueles de porte pequeno, médio, grande e gigante.

Respeitadas essas diferenças e particularidades, a ração seca cumpre o seu papel nutricional, ajudando também na preservação da saúde bucal onde a mastigação e atrito auxiliam a limpar os dentes dos cães e gatos, retirando sujidades, tártaro e consequentemente o mau hálito e, ainda, massageando as gengivas.

Todo esse trabalho muscular envolvido na mastigação é essencial para a manutenção da saúde bucal, uma vez que o animal não precisa mais caçar e triturar suas presas. Assim o alimento seco cumpre esse papel com maior eficiência que o semiúmido e os enlatados.

Muitos proprietários ainda alimentam os animais de estimação à vontade com um produto seco e não se preocupam com a sobrecarga no consumo. Entretanto, com a fabricação de produtos de alta qualidade, palatabilidade e alta densidade energética, um menor volume do produto é necessário para alimentar os animais. Nesse caso a oferta deve ser controlada para evitar sobrepeso.

Apesar da maior durabilidade ao armazenamento sem perder suas qualidades nutricionais, devemos comprar pequenas porções de ração seca para que não percam o odor e palatabilidade depois de aberto o pacote. Ainda assim sugerimos manter uma pequena porção suficiente para 2 ou 3 dias em um recipiente fechado (pode ser embalagens plásticas com tampa) e deixar o restante dentro da embalagem original devidamente lacrado (com fita adesiva) e conservado em ambiente seco e protegido da luz (armário). Isso evita abrir sempre o pacote para oferecer o alimento diário ao animal  mantendo assim suas características nutricionais e de palatabilidade.

A oferta de alimento em horários fixos também ajuda a evitar que o alimento fique exposto durante o dia todo na vasilha do seu cão ou gato, perdendo odor, palatabilidade e muitas vezes se estragando, principalmente em dias mais quentes do verão. Isso ajuda também a controlar o volume diário ingerido, uma vez que você sabe se o animal esta comendo ou não o alimento oferecido.

Além de todas essas vantagens, hoje a indústria de alimentos desenvolveu produtos pensando também nas características das fezes dos animais. Fezes mais secas, firmes e odor menos pronunciado são possíveis quando alimentados com ração seca, facilitando a limpeza e manuseio.

Qualidade de vida, longevidade e uma relação saudável entre o homem e seus animais domésticos são hoje também possíveis pela disponibilidade e qualidade dos alimentos oferecidos aos nossos amigos.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia