Home / CÃES E GATOS / Informativo COVID-19 e os pets, quais os cuidados necessários?

1- Os cães e gatos podem adquirir ou transmitir Coronavírus (COVID-19)?

Não existem evidências de que os cães e gatos sejam susceptíveis ao COVID-19 ou que possam transmitir aos humanos nenhum tipo de coronavírus.

2- Existem outros tipos de coronavírus?

O Coronavírus (Coronaviridae) é uma grande família viral e é subdividida em diversos grupos que são espécie-específicos. Dos que tinhamos conhecimento até hoje  não havia contaminação cruzada entre humanos e animais.

Os cães podem ser acometidos pelo Coronavírus Canino (Alphacoronavirus 1), que causam sintomas como diarreia, apatia e vômitos A doença canina pode ser prevenida através da vacinação (V8 ou V10) e é contagiosa entre os cães.

Já os gatos podem ser acometidos por um outro tipo de coronavírus (diferente dos cães e humanos) responsável pela Peritonite Infecciosa Felina (PIF), uma doença geralmente fatal nos gatos acometendo principalmente os filhotes de grandes populações. Estes podem apresentar acúmulo de líquido no torax ou abdômen, perda de apetite, diarreia e convulsão. Infelizmente, não há vacina preventiva para PIF.

Portanto, tanto o coronavírus canino quanto o felino NÃO SÃO TRANSMISSÍVEIS aos seres humanos.

Saiba mais:https://petcare.com.br/novo-coronavirus-nao-passa-para-caes-e-gatos/

 

3 – Meu cão ou gato está com sintomas parecidos a uma gripe pode ser COVID-19?

Não, conforme explicado anteriormente, não foram evidenciadas formas de contaminação entre humanos e animais.
Existem outras doenças em cães e gatos que possam ser similares aos sintomas de gripe nos humanos. Nos animais, geralmente estão associados a infecções bacterianas ou virais como a Bordetella ou Tosse dos Canis nos cães, e Rinotraqueíte em felinos. Essas afecções não são causadas por coronavírus e nem transmissíveis aos seres humanos. São  contagiosas entre os animais da mesma espécie.
Caso seu cão ou gato apresente algum sintoma ou desconforto, é importante conversar com seu médico veterinário.

Mais sobre a Rinotraqueíte: https://petcare.com.br/rinotraqueite-uma-doenca-respiratoria-felina-ou-gripe-felina/

4 – Meu animal de estimação deve usar uma máscara?

Não há necessidade nem evidências científicas de que máscaras faciais protejam animais de estimação de doenças infecciosas ou poluentes do ar.
Além de serem desconfortáveis e assustarem os animais.

5 – Quais cuidados eu preciso ter com meu pet em relação ao COVID-19 ?

É recomendado que os animais que necessitam passear na rua realizem caminhadas restritas, sob supervisão, e ao chegar em casa façam a higiene das patas com água e sabão.

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias