Você sabia que o Glaucoma é a maior causa de cegueira em cães e que ele pode aparecer sem aviso prévio?
Por isso é muito importante conhecer os sintomas prévios pois, se diagnosticado precocemente tem como tratar evitando o desenvolvimento de sequelas.
O que é Glaucoma?
O olho contem em seu interior um líquido chamado humor aquoso que mantem o formato e pressão dos olhos. Esse líquido está constantemente sendo produzido e eliminado. Se esse processo não se mantem, a pressão do olho aumenta causando danos as estruturas dos olhos.
Assim como o aumento da pressão arterial sistêmica pode causar danos ao coração e rins, a pressão aumentada do olho pode causar danos as estruturas oculares. A retina que é a parte posterior do olho e o nervo óptico (que envia os sinais visuais ao cérebro) são especialmente sensíveis ao aumento de pressão ocular.
Causas do glaucoma:
Existem dois tipos de glaucoma: primário e secundário.
O Glaucoma primário é uma doença hereditária e é visto mais frequentemente em Cocker Spaniel, Basset Hound, Beagle, Chow Chow, Samoieda, Shar Pei, Huskie entre outros. Nesse caso há um “defeito” na drenagem do humor aquoso, aumentando a pressão intraocular. Os sintomas geralmente aparecem em um dos olhos e depois pode atingir ambos, levando então a cegueira. Como os cães “não falam” e não relatam desconforto ou perda da visão parcial, muitas vezes somente percebemos que o animal tem algum problema quando deixa de enxergar e nesse estágio as lesões causadas aos olhos são bastante extensas e muitas vezes irreversíveis. Por isso é importante fazer avaliações periódica dos olhos com um “Veterinário Oftalmologista” e mensurar a pressão ocular.
O Glaucoma secundário ocorre nos cães quando algo impede a drenagem do humor aquoso, normalmente associado a luxação de cristalino, cirurgias de catarata, inflamações de estruturas dos olhos como uveíte, câncer nos olhos, traumatismos oculares entre outros.
Sintomas de Glaucoma.
O Glaucoma é considerado extremamente doloroso em pessoas e acredita-se que seja tão doloroso ou mais em cães. Se o seu cão apresenta os olhos fechados, esfrega as patas nos olhos frequentemente ou esfrega a cabeça no chão, pode ser sinal de dor e uma tentativa de aliviá-la.
Outros sinais seriam, olhos vermelhos, tremores palpebrais, córnea azulada (parte externa do olho azulado) vômitos e andar com cabeça baixa. Conforme a doença progride, ocorre o aumento do tamanho dos olhos tornando se “arregalados” e na sequência, a perda da visão.
Diagnóstico do Glaucoma.
Há apenas uma maneira de diagnosticar o glaucoma precocemente – usando um pequeno aparelho chamado tonômetro que mede a pressão intraocular. É um teste simples e pode ser feito no consultório veterinário. As vezes é necessário o uso de um colírio anestésico, mas a maioria dos animais tolera bem o exame que consiste em encostar levemente a ponta do aparelho na córnea medindo a pressão intraocular. O teste leva menos de 30 segundos e é extremamente confiável
Tratamento do Glaucoma.
O tratamento depende da causa e da gravidade. O primeiro passo é identificar a causa do glaucoma, e ter por objetivo diminuir a pressão intraocular com o uso de medicamentos, diminuindo a dor e evitando a perda da visão.
O tratamento pode ser frustrante principalmente se for primário, pois a evolução é inevitável e assim o controle e acompanhamento veterinário deve ser constante.
O Pet Care possui um serviço de Oftalmologia Veterinária, onde nas consultas mediante agendamento, o glaucoma e outras doenças oculares podem ser diagnosticados e ser tratados adequadamente.
Minha cahorrinha Meg, uma poodle está com glaucoma, causado pela Uveite, causada por causa da doença do carrapato, não é fácil cuidar, pois os colírios são caríssimos(100 reais para 2,5 ml de conteúdo) e outros. Precisamos amar muitos esses bichinhos para amenizar essas dores que os acometem.
Boa Noite… Maria Alice… eu tenho um poodle que esta com glaucoma… esse tratamento esta funcionando……eu estou ficando doido com isse problema…
boa noite…estou desesperada,tenho um filhote de 1 mes que o gato ferio o olho e ta com aparencia azul,sera q ele ta cego de vez o q posso fazer
Bom dia, tenho Basset de 3 meses e ele ficou com entoxicação renal, levei ao veterinario
ficou dois dias internado.E quando fui busca-lo o encontrei com um dos olhos azulados
como se fosse um glaucoma;e o veterinario me disse que era uma das causas da entoxicação renal, gostaria de saber; sera que isso seria capaz o que posso fazer para nao deixar ele ficar cego.
boa noite minha cachorra esta com glaucoma ocular o veterinario me recomendor o menovim a e o colirio azopt qual outro remedio e indicado para esse tratamento
boa tarde, eu adotei uma cachorra de 7meses da raça pastor belga melinois, mas percebi que seu olho esquerdo é maior que o direito a moça me falou que era de nascencia, gostaria de saber será que pode ser glaucoma?
obrigada! elizabete campinas-sp
O glaucoma se manifesta pelo aumento do globo ocular e não no tamanho da abertura palpebral. Se o olho não parece “inchado”acho que pode ser somente uma má formação papebral. Recomendo procurar um oftalmologista.
obrigada! elizabete campinas-sp
Boa noite, sou de São Paulo – Capital.Tenho um Akita 10 meses, ele ficou com os olhos azulados após rasgar a mangueira do gás levei-o ao veterinário.
Após exames foi diagnosticado como possivel doença do carrapato. ele esta sendo tratado desta doença com uma vácina de imizol e com antibiotico doxiciclina.
Juntamente com o tratamento da doença ele foi consultado por um oftalmologista e foi medido a pressão intraocular com (28 e 30) e foi receitado tres colirios – trusopt – predfort – xalatan, e um corticoide meticorten; o oftalmo não afirmou que era glaucoma.
Gostaria de saber, se com este quadro, é glaucoma sem reversão ou ele pode vir a enchergar novamente.
As vezes alguns animais com hemoparasitose (doença do carrapatos), podem desenvolver uveite que poderia levar a esse quadro. Outra patologia muito comum no Akita que levaria a alterações oculares é a Sindrome Vogt-Koyanagi-Harada, doença imunomediada que levaria a uveite. De qualquer modo o tratamento deve ser instituido e reavaliações frequentes são necessárias para chegar a um diagnóstico. O primeiro passo é tratar a doença do carrapato.
Boa tarde.
Tenho uma Gata siames, com nome de Duda, com 9 anos, infelizmente ela está com glaucoma, totalmente cega de um olho e o outro parcialmente, a Oftlamologista receitou xalatan, consegui pingar poucas vezes no olho dela, ela dormia comigo, era muito amiga, mais nem posso chegar mais perto dela, ela tem pavor de que eu pingue colirio, faz 3 dias que não consigo pingar, ela esconde, não entra mais em casa nem para comer, falei para a Veterinaria e ela disse que tenho que passar de qualquer forma, e que não tem outro modo, gostaria de saber se tem medicamento ou injeção para reduzir a pressão do olho, ou para tirar a dor, porque ja não sei o que fazer, e isso está me afetando muito.
Grata.
Eliana Francisco.
Infelizmente não existe nada muito eficaz que não seja a medicação tópica (colirio) para o controle do glaucoma e da dor causada por ele. Como o glaucoma causa muita dor e desconforto, uma medida extrema para aqueles animais que ja perderam a visão é provocar a atrofia do olho com aplicação de medicação intraocular(mediante anestesia) ou mesmo a retirada do olho em procedimento cirúrgico. Esse procedimento apesar de assustador, vai melhorar muito avida o do animal que ja não enxerga, pois não sentirá mais dor.
Boa tarde, tenho um cachorro de 1 ano e meio, ele é misturado com basset e bulldog.
Há 3 dias ele está dormindo muito, e com os olhos inchados, pensamos ser porque ele está dormindo demais, devido ao frio. Mas hoje é o quarto dia e ele não abre muito os olhos, está enxergando até coisas de 1 cm de longe, mais o olho está levemente azulado. Ele não está esfregando nem um pouco, nem com a pata e nem esfregando em outros lugares. Aparentemente nao esta sentindo dor. Estamos muito preocupados, pois não estamos em condições no momento de gastar dinheiro. Gostaria de saber se pode ser algo grave, se pode levar a cegueira.
No aguardo de uma resposta, obrigada!
Avaliação do olho requer uma consulta, pois é muito dificil identificar o que esta ocorrendo sem ver o animal. Caso não possa passar em consulta lave osolhos com água fria efiltrada e procure um Hopsital Escola em uma Faculdade onde os preços serão menores.