Home / CÃES / Doenças e Casos Clínicos Cães / Vômito em cães e gatos: O que pode ser?

No nosso dia a dia, provavelmente uma das maiores causas dos animais comparecerem ao nosso hospital é devido a êmese (vômito). Existem diferentes causas para o vômito em cães e gatos, por isso precisamos de informações para avaliarmos a seriedade do problema e tomarmos as medidas necessárias de tratamento.

O que o proprietário deve observar para nos relatar é:

Qual é a frequência do vômito? Animais que vomitam pelo menos 1 vez por semana é sinal de anormalidade. Se houver um vômito ocasional, indica-se esperar para ver se o processo se repete. Mas, se o animal vomita frequentemente, existe algum horário que isto acontece mais vezes? De madrugada ou de manhã, por exemplo? Isto acontece bastante em animais com gastrite, quando o estomago está vazio.

Qual é a coloração do vômito? Os mais perigosos são os de coloração avermelhada ou com estrias de sangue, vômitos de cor escura (cor de pó de café) e vômitos com odor de fezes.

O animal vomita depois que se alimentou ou várias horas após?

Todas estas questões e mais tantas outras vão nos ajudar a esclarecer a causa e onde está a origem do processo.

Para se dar uma ideia, podem ser causas infecciosas, virais, parasitárias, metabólicas, endócrinas, por corpo estranho, inflamatórias, tumorais, envenenamento etc., que somente em uma consulta conseguiremos elucidar o caso.

Vale lembrar o mais importante: se o animal não aparenta estar bem, vomitou mais de duas vezes ou está prostrado, leve ao veterinário sempre o mais breve possível para resolvermos logo o caso.

Hoje em dia, existem medicações para cães e gatos que conseguem inibir o vômito por 24 horas e isso nos ajuda muito, pois o vômito pode ser um dos sintomas, mas, com certeza, precisamos controlá-lo.

Artigos Relacionados
Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Levar o gato ao veterinário pode ser uma missão desafiadora. Muitos felinos ficam ansiosos, desconfortáveis e até resistem ao transporte, tornando o momento estressante para eles e para você. Mas sabia que existem formas de tornar essa experiência muito mais...

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter percebido: eles não são exatamente fãs de hidratação. Fazer o gato beber água com mais frequência é um dos grandes desafios dos tutores, já que, como você já sabe, isso é algo fundamental para manter a qualidade de vida do...

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

As vacinas para gatos são mais do que uma rotina de cuidados: elas criam a barreira entre o seu amigo e uma série de doenças. Se você já se pegou apreciando o seu gato explorando cada cantinho da casa com curiosidade, ou se aconchegando no sofá como se não houvesse...

Mais Categorias