Home / CÃES / Doenças e Casos Clínicos Cães / Vômito em cães e gatos: O que pode ser?

No nosso dia a dia, provavelmente uma das maiores causas dos animais comparecerem ao nosso hospital é devido a êmese (vômito). Existem diferentes causas para o vômito em cães e gatos, por isso precisamos de informações para avaliarmos a seriedade do problema e tomarmos as medidas necessárias de tratamento.

O que o proprietário deve observar para nos relatar é:

Qual é a frequência do vômito? Animais que vomitam pelo menos 1 vez por semana é sinal de anormalidade. Se houver um vômito ocasional, indica-se esperar para ver se o processo se repete. Mas, se o animal vomita frequentemente, existe algum horário que isto acontece mais vezes? De madrugada ou de manhã, por exemplo? Isto acontece bastante em animais com gastrite, quando o estomago está vazio.

Qual é a coloração do vômito? Os mais perigosos são os de coloração avermelhada ou com estrias de sangue, vômitos de cor escura (cor de pó de café) e vômitos com odor de fezes.

O animal vomita depois que se alimentou ou várias horas após?

Todas estas questões e mais tantas outras vão nos ajudar a esclarecer a causa e onde está a origem do processo.

Para se dar uma ideia, podem ser causas infecciosas, virais, parasitárias, metabólicas, endócrinas, por corpo estranho, inflamatórias, tumorais, envenenamento etc., que somente em uma consulta conseguiremos elucidar o caso.

Vale lembrar o mais importante: se o animal não aparenta estar bem, vomitou mais de duas vezes ou está prostrado, leve ao veterinário sempre o mais breve possível para resolvermos logo o caso.

Hoje em dia, existem medicações para cães e gatos que conseguem inibir o vômito por 24 horas e isso nos ajuda muito, pois o vômito pode ser um dos sintomas, mas, com certeza, precisamos controlá-lo.

Artigos Relacionados
Raças de gatos: descubra qual combina com você

Raças de gatos: descubra qual combina com você

Conhecer as raças de gatos é um passo importante para quem deseja ter um felino na família. Embora sejam igualmente cativantes, cada tipo de gato tem seu jeito — uns são mais brincalhões, outros mais reservados. Há os que adoram colo e companhia o tempo todo, enquanto...

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos não escolhem hora nem lugar para atacar. Ativos o ano inteiro, esses parasitas podem entrar em contato com o seu pet durante passeios, no jardim ou até dentro de casa. Como eles transmitem doenças, evitá-los é mais do que promover conforto – é uma...

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Mais Categorias