Home / CÃES / Casos Clínicos / Você sabe se o seu animal tem pressão alta ou hipertensão?

A hipertensão arterial sistêmica, ou simplesmente pressão alta, tem sido cada vez mais reconhecida na clínica de cães e gatos. O aumento da população de pacientes idosos torna cada vez mais frequente a ocorrência de várias doenças degenerativas e, dentre elas, destaca-se a hipertensão arterial sistêmica e os riscos a ela associados.

Se o seu cão ou gato tem mais de cinco anos de idade, ele deve fazer isso regularmente. Em cães e gatos, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a hipertensão em geral é secundária a alguma outra doença sistêmica. Em cães, relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo (doença da supra renal), obesidade e diabetes. Em gatos, está mais frequentemente associada à doença renal crônica e ao hipertiroidismo.

Durante muitos anos, convivemos com um exame clínico no qual a pressão arterial não era mensurada e nem sequer avaliada, assim como a possibilidade dela estar interferindo na qualidade de vida do animal senil. Atualmente, com a utilização dos métodos indiretos de avaliação (principalmente o oscilométrico e o Doppler), a mensuração da pressão arterial tem se tornado mais frequente e aqui no Pet Care já faz parte da avaliação de todos os animais acima de 5 a 7 anos de idade ou daqueles que tenham algum sinal clínico para isso.

Ao contrário dos outros exames complementares utilizados em cardiologia, a interpretação dos resultados envolve certa subjetividade, devido aos inúmeros fatores que podem interferir nos valores obtidos como idade do animal, condição de estresse durante a mensuração da pressão muito comum em animais mais agitados, assustados e, principalmente, em gatos.

A hipertensão arterial sistêmica pode causar lesões em vários órgãos, como cérebro (derrames, AVC, dor de cabeça etc.), rins (lesão glomerular com perda de proteínas), olhos (descolamento de retina e cegueira) e coração (aumento do coração e edema pulmonar).

Por outro lado, o uso indiscriminado de medicações anti-hipertensivas também pode trazer consequências potencialmente graves. Portanto, o clínico deve ser bastante criterioso ao estabelecer ou descartar o diagnóstico de hipertensão. Manejo da dieta, uso de medicamentos, controle de peso e de fatores causadores da hipertensão fazem parte do manejo e tratamento para a grande maioria dos animais.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?