Vacinação de cães e gatos durante a quarentena

Compartilhe

Vacinação de cães e gatos durante a quarentena 05 de maio de 2020

Desde o início da pandemia de coronavírus, houve a recomendação de evitarmos procedimentos eletivos, entre eles a vacinação, porém o distanciamento social, que havia sido previsto para 15 dias se prolongou. Assim, as associações médicas veterinárias mundiais revisaram as orientações sobre procedimentos eletivos, considerando que a vacinação de cães e gatos deve continuar a ser aplicada conforme protocolos descritos quadro abaixo.

Aproveitando o tempo que estamos em casa, vale a pena verificar a carteirinha de vacina e observar quando é a época da revacinação anual. É muito importante manter o seu pet saudável. A recomendação é assegurar que as vacinas do seu cão ou gato estejam em dia!

Se seu pet estiver com vacinas anuais vencidas ou for um filhote, é importante levá-lo ao veterinário, mas seguindo todo os padrões de segurança para o atendimento, pois a saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos na rotina hospitalar é muito importante, além da segurança da sua saúde. Procure agendar um horário para que seja atendido prontamente e não fique aguardando por muito tempo na sala de espera, use máscara e mantenha a distância recomendada de 2 metros de pessoa para pessoa.

Assim, seguimos com as recomendações sobre a vacinação de cães e gatos no Pet Care:

VACINA NOME COMERCIAL ESPÉCIE CONSIDERAÇÕES
Antirrábica Rabisin Caninos e felinos Essa vacina é compulsória no Brasil. É recomendada a primovacinação e o reforço anual. A raiva é considerada uma zoonose de importância para a saúde pública.

 

V10/V8

(cinomose, parvovirose, hepatite infeciosa canina, parainfluenza, adenovirus 1, leptospirose e coronavirose)

Duramune Caninos A V10/V8 promovem proteção a várias doenças, principalmente: cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa canina (adenovirus 2). A vacina contra a leptospirose devido à alta incidência no Brasil é considerada essencial. A vacinação de filhotes (primovacinação e reforços mensais) são consideradas importantes.
As vacinas V10 ou V8 são indicadas no caso de animais adultos (reforço anual), em animais com vacinação atrasada ou risco de exposição. 
Bordetella Bronchisseptica 

(Gripe canina)

Tosse dos canis) 

BronchiShield III ou BronchiGuard Caninos Não é uma vacina essencial, mas deve ser considerada em casos de animais com acesso a locais com aglomerações, e em períodos de alta incidência da doença. A BronchiShield intranasal de dose única e a BronchiGuard subcutânea (aplicação em 2 doses) devem ser aplicadas na primovacinação e no reforço anual.

 

Giardia GiardiaVax Caninos A vacina contra a giárdia não é considerada essencial, porém pode fazer parte do tratamento ou controle em casas com alta densidade de animais.

 

Leptospirose GuardVax Caninos A vacina contra leptospirose só deve ser considerada em casos de animais que utilizam vacinação reduzida (Puppy). Reforço pode ser a cada 6 meses em áreas com muitos roedores.

 

Cinomose e parvovirose Nobivac Puppy Caninos Promove proteção a somente cinomose e parvovirose. Sua aplicação é indicada em animais com possibilidade de reação vacinal por outros agentes presentes na V10/V8. Indicada para primovacinação e reforço anual. Devemos vacinar os animais adultos que estão com vacinação atrasada, ou animais com acesso à rua/passeios e que tenham contato com outros animais.

 

Leishmaniose LeishTec Caninos Promove proteção parcial da doença. Recomendamos a vacinação nas datas sugeridas, pois o atraso não é indicado pelo fabricante. Reforços a cada 21 dias na primovacinação, e reforço em até 1 ano após a primeira dose. Essa vacina pode fazer parte do tratamento da leishmaniose. Necessário o reforço anual.

 

Triplice Felina

Panleucopenia, Herpesvírus-1, Calicivírus

Felocell CVR Felinos Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomenda-se a primovacinação e reforço anual.

 

Quádrupla  Felina

Panleucopenia, Herpesvírus-1, Calicivírus e Clamidiose

FeloCell CVR-C Felinos Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomendamos a primovacinação e reforço anual, principalmente em animais recém adotados. A vacinação contra clamidiose apesar de não ser considerada essencial é importante para animais de gatil.

 

Quíntupla  felina

panleucopenia, herpesvírus-1, calicivírus e clamidiose

Fel-O-Vax-LvK IV + CaliciVax

Ou

NOBIVAC Feline HCPCh + FelV

Felinos Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomenda-se a primovacinação e reforço anual, principalmente em animais recém adotados. A vacinação contra clamidiose apesar de não ser considerada essencial é importante em animais de gatil. A leucemia deve ser considerada de acordo com o risco de exposição do animal.

Qualquer dúvida no protocolo de vacina entre em contato conosco. Estamos atendendo animais para vacinação com AGENDAMENTO DE HORÁRIO em todas as nossas unidades.

vacina - Vacinação de cães e gatos durante a quarentena

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia