O Hospital Veterinário Pet Care, ganhou uma nova sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vem acrescentar a nossa Internação todo suporte necessário para atender e internar todos os pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que através de tratamento intensivo apresentam capacidade de recuperação.
O novo serviço de UTI associada a estrutura do Hospital Pet Care se diferencia de tudo que existe hoje em Medicina Veterinária, aliando toda estrutura de atendimento, diagnóstico, cirurgia e exames auxiliares a uma completa Unidade de Terapia Intensiva, onde cada animal internado conta com um Médico Veterinário Intensivista dedicado exclusivamente a ele além de toda estrutura e equipe de apoio.
Essa assistência 24 horas ao lado do animal com monitorização contínua pode antecipar acontecimentos futuros potencialmente prejudiciais com possível controle e reversão do quadro clinico desse animal em risco eminente de vida.
A UTI do Pet Care tem os seguintes diferenciais:
– Área isolada, com temperatura ambiente controlada e acesso a exames auxiliares como ultra som, radiologia digital, laboratório de analises clínicas 24 horas por dia.
– Leitos individuais com assistência veterinário 24 horas – um Médico Veterinário por animal.
– Monitorização do paciente 24 horas.
– Controle de parâmetros e suporte com ventilação mecânica, hemogasometria, capnografia, oximetria, pressão arterial invasiva e não invasiva, pressão venosa central, monitorização de débito cardíaco com cateter de artéria pulmonar (swan ganz), controle de temperatura corpórea entre outros.
Indicações para uso da UTI:
– Insuficiência respiratória (edema pulmonar, cardiopatia, pneumonias) ou desmame respiratório pós cirúrgico.
– Animal politraumatizado para estabilização e controle de dor nos diferentes estágios pós trauma com analgesia contínua, intermitente, epidural e espinhal.
– Estabilização de doenças metabólicas e indução de coma em pacientes com hipertermia maligna e controle do “estado epilético” (crises de convulsões seguidas) .
– Transfusões de hemocomponentes e prevenção de possíveis reações adversas.
– Estabilização de pacientes com instabilidade hemodinâmica e com necessidades de fármacos vasoativos.
– Pacientes terminais, fornecendo cuidados paliativos quando o conforto e carinho são o tratamento indicado.
A nova UTI assim como as novas instalações do Pet Care formam um conjunto hospitalar veterinário único, completo e disponível todos os dias do ano.