Muitas vezes nos deparamos com cães que vem ao PetCare consultar porque começaram a ter sangramento nasal espontâneo de uma ou de duas narinas.
As causas mais comuns destes sangramentos são:
– Erlichiose: doença transmitida pelo carrapato que acaba causando uma diminuição na produção de plaquetas ocasionando o sangramento nasal. O diagnóstico é feito por exame de sangue, Prova de Elisa e ou PCR. O tratamento é feito com antibiótico e um antiparasitário.(geralmete bilateral)
–Corpo estranho: muitas vezes já retiramos por meio de rinoscopia sementes, pedaço de osso, pedaço de pano, caule de planta, folha de grama que estavam dentro da narina. Estes corpos estranhos irritaram a mucosa ocasionando uma descarga sanguinolenta (geralmente unilateral).
– Infecção no dente : como a raiz de certos dentes está inserida muito próxima ao seio nasal, a periodontite grave pode causar sangramento nasal. (unilateral geralmente). O tratamento é feito diretamente no dente afetado e receitado também antibióticos. A infecção do dente muitas vezes pode ocasionar Miíase (larvas de moscas varejeiras) que ocasionarão também o sangramento: neste caso teremos que retirar as larvas também.
– TVT (Tumor Venéreo Transmissivel): geralmente acontece em cães machos que tem acesso a rua e que cheiraram a vulva de alguma cadela com este tipo de tumor. O virus se instala no nariz e provoca o crescimento de um tumor intranasal. Este tumor tem tratamento com quimioterapia e o diagnóstico é feito por citologia ou biópsia.
-Cancer Nasal: este tumor geralmente aparece em animais idosos que apresentam sangramento nasal repentino. Na foto abaixo vemos o Açaí, pastor alemão de 13 anos que está com diagnóstico de Carcinoma Nasal há um ano.
Está com medicações que controlam o crescimento do tumor . O mais correto seria ter tratado com Radioterapia, mas não dispomos ainda em São Paulo um estabelecimento com a aparelhagem que possa fazer este tratamento (como a de hospitais humanos).
Existem vários tipos de tumores nasais benignos (pólipos) e malignos. O cancer nasal geralmente é diagnosticado por exame de RX, Rinoscopia e neste momento coletando material para ser enviado para histopatologia. O tratamento varia de caso para caso.
-Hipertensão: como em seres humanos a pressão alta pode ocasionar sangramento nasal.O diagnóstico é feito pela mensuração da pressão arterial por doppler.
O tratamento é com medicação oral diária.