Bulldogs, Pugs, Pequinês, Shih Tzu, Boston Terrtier, Shar Pei, Chow Chows e outros cães com focinhos curtos, também chamados de braquicéfalos, frequentemente mostram algum grau de obstrução das vias aéreas, conhecida como síndrome de braquicéfalo (tem a cara achatada), que se manifesta pela respiração pela boca, ofegância e normalmente dormem roncando.

Essas dificuldades tornam-se mais intensas quando o cão está se exercitando ou está superaquecido (dias muito quentes, estresse, locais fechados e abafados, durante banho com água muito quente, entre outros) e tendem a piorar à medida que o cão envelhece, pois fica mais obeso, flácido e preguiçoso.

A dificuldade respiratória nesses cães é causada por deformidades que inclue narinas curtas e parcialmente obstruídas, palato mole alongado (céu da boca), eversão dos sáculos laríngeos, paralisia de laringe e acúmulo de gordura na região do pescoço e dentro do tórax.

Essas deformidades geralmente ocorrem todas juntas. Narinas curtas e curvas e palato mole alongado são congênitas. Eversão do sáculo da laringe, paralisia de laringe e acúmulo de gordura são adquiridos.

Mesmo que os cães dessas raças não apresentem nenhuma dessas deformidades, a conformação deles e o acúmulo de gordura característica dessas raças conhecidos como “cães gordinhos” favorece a presença do ronco quando dormem. Assim, caso você tenha sono leve, não pense em ter um cão dessa raça ou pelo menos não o coloque para dormir no mesmo quarto, pois nesse caso quem poderá ter dificuldade de dormir será você.

A ronquidão não deve atrapalhar o sono e a respiração dele, somente o seu. Caso isso aconteça, procure um médico veterinário, pois ele pode ter algum outro problema que o impeça de respirar adequadamente além de causar o ronco.

O manejo do cão roncador sem outras alterações, geralmente inclui controle de peso, controlando a ingestão de comida e incentivando a atividade de exercícios em horários menos quentes.

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias