Home / CÃES E GATOS / Proteção contra vermes de cães e gatos

Diariamente, os vermes intestinais oferecem riscos aos pets e sua família, pois alguns deles são zoonoses (transmitem dos animais aos seres humanos).

Os pets se contaminam na gestação/amamentação dos filhotes, através de solos e objetos contaminados, ingestão de outros pequenos animais, carne crua e água contaminada, transmissão por pulga etc.

O contágio é comum quando há contato com outros cães, principalmente em grupos, como passeios em parques e praças, após períodos em hotéis ou creches para animais, visitas a hospitais e clínicas veterinárias. Há uma grande variedade de vermes e os tratamentos nem sempre são os mesmos.

Os principais vermes são:

  • Ancylostoma spp. – transmite o “bicho geográfico” (zoonose).
  • Toxacara spp. – larva migrans viceral (zoonose).
  • Dipylidium caninum – transmitido por pulgas.
  • Giardia spp. – protozoário muito resistente (zoonose).
  • Isospora Spp. (zoonose).
  • Clostridium spp. (zoonose).

A forma de prevenir é muito fácil. É recomendada a realização do exame de fezes (coproparasitológico) a cada 6 meses, desde os 2 meses de idade. Não é indicada a vermifugação antes do exame. O resultado do exame fica pronto em até 24 horas e seu veterinários entrará em contato para ajuste de um protocolo de vermifugação específico ao seu animal e orientações a sua família.

Se o seu pet apresentar qualquer sintoma (diarreia, perda de peso, vomito, fraqueza), antes passe em avaliação com um clínico geral para melhor escolha dos exames. Em determinados casos será solicitado exame específico para Giardia e ou outros parasitas (Isopora spp., Clostridium ssp,), a cada 6 meses, desde os 2 meses de idade.

Orientações gerais de prevenção:

  • Não alimente seu pet com carne crua.
  • Prevenção para pulgas mensal.
  • Remoção das fezes do ambiente o mais rápido possível e limpeza com produtos à base de cloro ou amônia quaternária.
  • Higienização das mãos após contato com os animais e limpeza de suas fezes/objetos.
  • Higienização diária de comedouros e bebedouros.

 

 

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias