Home / CÃES E GATOS / Posse responsável

A convivência de duas espécies no mesmo ambiente por prazer somente é vista na raça humana. O homem é o único animal que compartilha o seu ambiente com outras espécies por puro prazer e isso não poderemos esquecer jamais.

Por isso, compartilhar nossa vida e o nosso ambiente com um cão ou gato passa a ser uma decisão muito importante, pois envolve renúncias e responsabilidades. Nem todo mundo pode ter um pet em casa, pois realmente existem pessoas que não estão preparadas para isso. Além disso, você deverá escolher a espécie raça que mais se adapta ao seu estilo e condição de vida.

Assim, antes de tomar essa decisão avalie:

Que todos os moradores da casa estejam de acordo com a decisão.

Que ninguém de casa tenha alergia à pelo e/ou penas, areias sanitárias e comidas dos animais.

Que cuidados com os pets implicam em gastos e visitas regulares ao médico veterinário.

Que é preciso espaço apropriado para manter o pet, levando em conta as necessidades deles, e consequentemente o seu espaço disponível é que pode determinar a espécie e raça escolhida.

Que seu pet  precisa de afeto, passeios e eventualmente banhos e tosas regulares.

Que você terá de ter alguém ou algum lugar para deixá-los quando viajar e não puder leva-los.

Que o tempo de vida médio de um cão ou gato é de 12 anos podendo chegar até 18 anos ou mais.

Que pet não pode ser abandonado ou descartado porque ficou grande, velho ou doente.

Que o pet não é mero objeto de consumo, por isso não deve ser comprado para ser dado de presente, ou para agradar um filho que ficou doente.

Que o pet precisa de vacinação e vermifugação anualmente.

Que o pet precisa de proteção para ectoparasitas, castração, check-ups anuais e todos os cuidados veterinários.

Que essa decisão deve ser pensada e discutida com toas as pessoas envolvidas, e por ser uma relação de longo prazo não deve ser impulsiva ou movida por modismos, principalmente pelas raças “da moda” sem levar em consideração as reais necessidades do pet e suas limitações.

Pense sempre com muito carinho na adoção de animais abandonados, que realmente estão precisando de um lar e cuidados especiais.

Consulte sempre um médico veterinário antes de ter esse pet em casa.

Pensando assim, ter um pet em casa, peto de você e da sua vida, pode ser uma experiência extremamente agradável, e é justamente este o nosso desejo.

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias