A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais
Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo, esperando o término da cirurgia, querendo saber se deu tudo certo…
Do outro lado, os veterinários estão muito tranquilos. Eles sabem que os riscos são mínimos porque foram feitos os exames pré-operatórios. Na odontologia veterinária e nos demais procedimentos cirúrgicos são normalmente solicitados exames de sangue, um ecocardiograma e um eletrocardiograma.
A anestesia geral inalatória é considerada segura para cães e gatos, desde que seja administrada por um veterinário especializado e em um ambiente equipado para lidar com qualquer intercorrência durante o procedimento.
Por que meu pet não pode ser simplesmente sedado?
Imagine que seu cão ou gato se mexe durante o procedimento. Os instrumentos que os dentistas veterinários usam podem acabar cortando ou machucando seu filho de quatro patas.
A Dra. Carla Girardi, médica-veterinária especializada em odontologia, explica que “os pets precisam estar dormindo para permitir a manipulação com segurança. O ideal é que eles não se movimentem e não sintam nenhuma dor”.
Durante o tratamento periodontal de cães e gatos, a Dra. Carla explica que é feita uma radiografia intraoral. É preciso colocar um sensor dentro da boca dos animais para radiografar todos os dentes. “Cães e gatos jamais permitiriam toda essa manipulação e não ficariam com o sensor dentro da boca aguardando as radiografias”.
O anestesista monitora os sinais vitais do paciente o tempo todo: temperatura, pressão, frequência respiratória e cardíaca. Também são feitas anestesias locais para garantir que o pet não sinta nenhum desconforto.
Cães e gatos idosos podem ser anestesiados?
O Dr. Amadeu Neto, médico-veterinário coordenador da equipe de anestesistas veterinários do Pet Care, explica que “não há o que temer se o cachorro ou gato for bem examinado e tiver feito os exames pré-operatórios, mesmo se ele for velhinho”.
Não é a idade que importa e sim o quanto o pet é saudável. Com a avaliação física e o resultado dos exames de sangue e de imagem, o anestesista vai determinar se o pet está apto para receber a anestesia. Se não estiver, ele poderá ser tratado antes ou, em casos mais graves, poderá ser tomada a decisão de não realizar o procedimento.
Agora que você sabe que anestesia geral inalatória é um procedimento seguro na odontologia veterinária, pode ficar tranquilo. Seu pet merece ter uma boca saudável, com dentes brancos e hálito fresco. Afinal, a saúde começa pela boca.
No Pet Care temos uma equipe de alto nível de veterinários especializados em odontologia veterinária e o melhor centro cirúrgico para os cuidados do seu cachorro ou gato. Conte com a gente!