Home / CÃES / O Que Cachorro Pode Comer?

É muito comum que haja a dúvida sobre o que cachorro pode comer além da ração. Por isso, separamos um conteúdo cheio de informações sobre o que você pode ou não incluir na alimentação do seu pet. Confira!

O que cachorro pode comer além da ração?

Tire todas as suas dúvidas sobre o que cachorro pode comer ou não. Veja os alimentos a seguir:

Cachorro pode comer ovo?

Pode sim! O ovo é uma excelente fonte proteica. O único porém é que é necessário cozinhá-lo para evitar a Salmonelose. A Salmonella vive na casca do ovo e, ao se quebrar, contaminamos também o que está dentro (clara e gema). Por isso, cozinhá-lo evita esse problema.

Mas evite fritar o ovo, ou, quando o fizer, faça isso em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite.

Cachorro pode comer manga?

Pode! Mas, como qualquer fruta, evite os excessos, pois elas são ricas em açúcares.

Sobre a manga, evite dar o caroço. Além de ser um possível corpo estranho causando obstrução no intestino, o caroço possui pequenas quantidades de cianeto.

Cachorro pode comer batata?

O cachorro pode comer batata da mesma forma que o ovo, ou seja, cozida, pois, quando crua, é indigesta. Evite dar batata frita.

Assim como a maioria dos tubérculos, a batata é rica em amido, então maneire na quantidade que oferece ao pet para não perder o foco na balança.

Cachorro pode comer banana?

Esta é uma das frutas mais versáteis e nutritivas. Os cães podem comer banana sim. Só não exagerar na quantidade.

Cachorro pode comer uva?

Sinal de alerta aqui! Cachorros não podem comer uva. 

As uvas (casca, polpa e sementes, “in natura” ou desidratada) são tóxicas aos cães e gatos, podendo levar o animal a desenvolver um quadro de insuficiência renal aguda e, caso não identificada a tempo ou sem tratamento adequado, pode levar a doença renal crônica e até mesmo ao óbito.

Cachorro pode comer melancia?

Essa fruta é uma ótima opção no calor e para aumentar a ingestão de água dos cães. Então, ela está liberada. Somente cuidado com a casca, por conter muita fibra, pode não ser facilmente expelida e se tornar um corpo estranho a depender do tamanho do animal e do pedaço ingerido.

Cachorro pode comer tomate?

Tomate entra no grupo do “depende”. Pela sua acidez, pode provocar vômitos e diarréia em animais sensíveis. Em compensação, alguns pets adoram e não têm reação adversa. Portanto, observe como seu animal irá reagir ao comer o alimento.  

Só evite os tomates verdes, pois possuem uma quantidade de solanina mais alta, que pode ser tóxica para o seu pet.

Observação: as batatas são da mesma família do tomate. Quando possuem aqueles pontos verdes na casca, também indicam a presença de solanina.

Cachorro pode comer morango?

Morango está entre as frutas que são permitidas aos pets, desde que bem higienizadas (isso por conta da presença de agrotóxicos, insetos e sujeira).

Cachorro pode comer amendoim?

Pode sim. Uma prática comum nos EUA é utilizar a manteiga de amendoim para disfarçar comprimidos/medicamentos e até como prêmio.

Não dê o amendoim cru, que pode não ser bem aceito pelo estômago e intestino dos cães e provocar vómitos. Além disso, pode ter níveis de aflatoxina mais altos (toxina produzida por um fungo) devido ao teor de umidade do amendoim ser mais alto e propiciar o crescimento de fungos.

Cachorro pode comer milho?

Milho é a banana dos cereais. Muito versátil, pode ser saboreado pelos cães, de preferência cozido. O sabugo é uma ótima diversão para os pets, porém fique sempre atento para evitar acidentes (ingestão acidental do sabugo, levando a obstrução esofágica ou intestinal).

Cachorro pode comer abacate?

O abacate pode ter uma toxina chamada persiana que pode ser fatal para cães. Mas é muito comum o relato de cachorros que ingerem abacate e que não apresentam alterações, porém, todo cuidado é pouco. 

Cachorro pode comer doce?

Não é o ideal. A alta quantidade de açúcares dos doces pode levar ao aumento de peso, aumento de resistência insulínica e predispor a quadros graves como a pancreatite.

Cachorro pode comer maçã?

Sim, cachorro pode comer maçã, mas sem as sementes. As sementes, assim como as da pêra, possuem cianeto em sua composição, que pode levar a graves consequências aos cães.

Cachorro pode comer beterraba?

A beterraba está liberada para os cães. Ela possui altos níveis de açúcares e também de fibras solúveis. Então, não exagerar na quantidade é o segredo!

Cachorro pode comer abacaxi?

Assim como o tomate, a acidez do abacaxi pode trazer problemas digestivos como vômitos e diarréia. Mas a fruta em si não é tóxica. 

O miolo tem bastante fibras, então certifique-se de dar em pedaços pequenos. Os espinhos também podem machucar a boca do seu cão, portanto verifique sempre se há algum pedaço da casca nos pedaços oferecidos.

Cachorro pode comer macadâmia?

Não pode! Ela é tóxica para os cães e causa tremores, fraqueza muscular, febre, diarréia e vômitos. Apesar dos sintomas serem intensos, normalmente não chega a ser fatal, mas acaba precisando de suporte veterinário.

Regras gerais para a alimentação do cachorro 

  • os cães são onívoros, então frutas e legumes são bem-vindos no cardápio. Verifique sempre com o seu veterinário o que NÃO oferecer;
  • cuidado com as quantidades! Tem muito Yorkshire e Spitz que pesam menos que um melão, então, não exagere;
  • caroços e sabugos podem ser uma delícia para os cães brincarem, mas podem se tornar um pesadelo se ingeridos. Portanto, vigilância constante!;
  • alguns alimentos precisam ser cozidos para serem bem aproveitados;
  • lavar bem as frutas, legumes e ovos antes de serem armazenados e/ou ingeridos é uma regra de ouro para humanos e outros animais;
  • quando o assunto são as plantas, algumas folhas e talos são comestíveis (como a couve e escarola), porém outras são tóxicas (exemplo da batata e do tomate, onde as partes verdes da planta contem mais solanina);
  • frutas em geral possuem bastante açúcar. Por isso, é necessário dosar bem a quantidade a ser ofertada.

Gostou de saber mais sobre o que cachorro pode comer e não pode? Na dúvida, não ofereça. Consulte o seu médico veterinário para esclarecer.

Aproveite e confira também quais doenças podem ser causadas pela má alimentação do cachorro.

Artigos Relacionados

Mais Categorias