Não é só um pedacinho!

Compartilhe

Não é só um pedacinho! 05 de abril de 2021

Como resistir ao pedido insistente do seu cão ou gato por um petisco a mais?

 

Oferecer mais comida que o necessário é um dos erros comuns e que contribuem para obesidade de cães e gatos.

O estilo de vida sedentário de muitos tutores e a maneira confinada em que cães e gatos vivem nos grandes centros urbanos são as principais causas da obesidade animal. A alimentação sempre abundante e calórica para os pets, bem como a falta de atividade física e a castração, também contribuem para este cenário. Como os animais não têm noção do perigo, e das restrições à saúde provocadas pela obesidade, cabe ao tutor fazer esse controle alimentar e incentivar a atividade física.

Alimentação
Cada etapa de vida do animal demanda uma alimentação diferente e balanceada, pois com o passar dos anos e a diminuição do metabolismo, e das atividades físicas, o animal passa a ganhar peso. Isso geralmente acontece do 5º ao 14º ano de vida. Mesmo para estes animais, é importante que o peso esteja no máximo de 15 a 20% acima do ideal.

As dietas caseiras (dietas naturais) devem ser submetidas a avaliações periódicas e frequentes do nutricionista, a cada seis meses.

Depois da castração o metabolismo do animal fica mais lento, e por isso, eles acumulam mais gordura, ou seja, precisam se exercitar mais e restringir a alimentação, escolher o alimento nas quantidades adequadas, e não se exceder nos petiscos.

Outros fatores também podem influenciar no controle do apetite, metabolismo e homeostase. A predisposição genética de algumas raças, gênero sexual, castração e as alterações hormonais são alguns deles.

Como saber se meu cão ou gato está obeso?

O Escore de Condição Corporal* se concentra na aparência do seu cão/gato, porque verificar apenas o peso, não dá uma indicação de uma forma saudável.

Verifique também se seu pet está ganhando muito peso usando uma abordagem em três etapas: olhar, sentir e pesar.

1. Observe seu comportamento e condição corporal. Ele está um tanto letárgico ou se cansa facilmente? O estômago dele está flácido ou você pode ver a cintura e a dobra do abdômen atrás das costelas?
2. Sinta as costelas – você só consegue senti-las com uma forte pressão?
3. Pese seu cão/gato – com a pesagem regular, você pode monitorar qualquer ganho de peso. Seu médico veterinário pode informar o peso ideal com base no peso atual e avaliando a pontuação do escore de condição corporal.

Como fazer para ajudar seu cão e gato com sobrepeso a perder peso?
A ótima notícia é que os cães e gatos com sobrepeso e obesos podem ser tratados. Cães e gatos com peso ideal têm mais qualidade de vida e vivem mais do que os obesos.

Portanto é importante prestar atenção na alimentação e nos exercícios de seu cão e gato. O ideal é conversar com seu médico veterinário para avaliar qual é a melhor dieta para seu pet, baseado no estilo de vida e nas necessidades nutricionais do animal.

No Pet Care temos veterinários especialistas em nutrição animal capazes de fornecer uma orientação personalizada para seu mascote, não apenas baseado na raça, idade e sexo, mas levando em consideração fatores como: condições de saúde existentes, e se o cão ou gato foi castrado ou não. Agende uma consulta!

score - Não é só um pedacinho!

*Informe-se com seu médico veterinário sobre a utilização da tabela.

Ilustração a partir do ECC Royal Canin

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394 6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia