Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Meus olhos têm 4 patas

 

O SESI-SP sob a direção de Paulo Skaf e o Instituto Meus Olhos tem 4 patas coordenado pelo Economista Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva, um dos primeiros deficientes visuais a usar cão guia (já utiliza há 35 anos) com o apoio da Fundação Dorina Nowill, lançaram nesta terça-feira (5), na sede da Fiesp, o Projeto Cão-Guia SESI-SP. A iniciativa para transferência de tecnologia social beneficiará deficientes visuais que trabalham na indústria paulista. O projeto contempla a criação, treinamento e doação de cães-guias para industriários com deficiência visual, permitindo mobilidade autônoma e segura a esse público.

Toda a assistência Médica Veterinária desse grandioso projeto estará sob os cuidados do Hospital Veterinário Pet Care, onde desde o nascimento, passando pelo período de treinamento, trabalho e se estendendo até a aposentadoria, poderão contar com os serviços do melhor Hospital Veterinário de São Paulo. Os filhote s já foram vacinados, e microchipados e também estão sendo acompanhados para a vacinação contra Leishmaniose com sorologias e vacinas. Depois disso serão castrados no nosso centro cirúrgico e então encaminhados para treinamento, tudo isso sob os cuidados das famílias acolhedoras, para somente então serem entregues para os deficientes visuais selecionados. Além desses cuidados básicos, prestados pelo Hospital Veterinário Pet Care, todo cuidado médico e cirúrgicos que por ventura necessitarem durante toda a sua vida será de nossa responsabilidade.

Em sua primeira etapa, os 32 filhotes de cães das raças Labrador e Golden, adquiridos pelo SESI-SP, serão entregues a famílias acolhedoras, selecionadas pela entidade, para diferentes vivencias e situações que permitirão equilíbrio comportamental aos futuros cães-guias.

No segundo momento, os animais serão encaminhados ao centro de treinamento do Instituto Meus Olhos tem 4 patas para adestramento intensivo e especializado. Nessa etapa, o cão será avaliado, permanentemente, por treinadores qualificados. O treinamento terá duração de 6 a 8 meses, dependendo da evolução do animal.

Já no terceiro momento, os cães têm contato com os seus futuros donos e passam por um período de instrução e adaptação. Os cães-guias serão doados gratuitamente aos industriários com deficiência visual, previamente selecionados pelo SESI-SP. Estima-se que no Brasil tenha 16 milhões de pessoas com deficiência v isual, sendo cerca de 2,6 milhões vivendo em São Paulo.

Para se ter uma idéia da grandiosidade desse projeto, hoje temos no Brasil aproximadamente 60 a 100 cães guias, normalmente provenientes dos EUA e do Canadá onde são treinados. Somente nessa primeira fase serão treinados e entregues aos deficientes visuais 32 cães. Nos próximos anos a meta será de 100 cães guia/ano. Ainda é pouco, mas é o começo, pois hoje somente uma porcentagem ínfima desses deficientes tem a oportunidade de ter um cão guia e de com isso ter liberdade de movimentação e conseqüentemente de inclusão no mercado de trabalho.

O Hospital Veterinário Pet Care que há 18 anos vem cuidando dos vários cães guias que já trabalharam com o Professor Luiz Alberto, se sente orgulhoso de ter sido escolhido como centro médico veterinário de referência e de fazer parte desse grandioso projeto.

Convidamos todos os nossos clientes e seguidores para se candidatar como família acolhedora tanto na primeira fase (filhotes) como da segunda fase (aposentados) junto a site do SESI-SP, sabendo que poderão contar sempre com os nossos prestativos cuidados.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias