Texto extraído de Hypeness
Além de serem ótimos companheiros, os cães também podem ser treinados para salvar vidas. Kaelyn Krauczyk tem apenas 7 anos e sofre com uma doença alérgica rara, cujas crises causam náuseas, pressão baixa e dificuldades para respirar. Há cerca de 2 anos, porém, ela ganhou um anjo da guarda: JJ, um cão da raça terrier que foi treinado para ajudar a menina nesses momentos.
Recentemente, Kaelyn precisou passar por uma cirurgia no Duke University Hospital, na Carolina do Norte (EUA), e JJ foi autorizado a participar do procedimento. Além de tranquilizar a menina como companheiro, o cão poderia alertar os médicos caso a anestesia utilizada causasse alguma alergia. JJ tomou banho para evitar contaminação na sala de cirurgia e ficou ao lado de Kaelyn durante todo o procedimento.
Felizmente, tudo correu bem e o cãozinho reagiu em apenas dois momentos: quando a menina foi sedada e quando acordou. Segundo o Dr. Bard Taicher, anestesista responsável, JJ foi tão preciso quanto os aparelhos que geralmente são utilizados.
O poder do companheirismo e da percepção dos animais de estimação estão sendo reconhecidos cada vez mais.
Fotos: Duke University Hospital